MANAUS – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), vai pagar nesta sexta-feira (8), o 14º salário de mais de mil servidores de 29 escolas da rede municipal de ensino. Os profissionais alcançaram a meta estabelecida pelo órgão no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017, com a nota de 6,8 para Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e 5,8 para os Anos Finais (6º ao 9º anos).
A gratificação será paga com o recurso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Professores da Educação (Fundeb), totalizando R$ 2,3 milhões.
Devido aos resultados obtidos no Ideb, Manaus alcançou o 9° lugar no ranking das capitais brasileiras.
O anúncio foi feito pelo prefeito Arthur Neto (PSDB) durante solenidade de abertura do ano letivo de 2019 e inauguração da 17ª creche no bairro Zumbi, zona Leste, na manhã desta terça-feira (5).
“Quando chegamos na prefeitura, em 2013, Manaus ocupava o 23º lugar e agora estamos em 9º. Nós, que estávamos lá atrás, agora estamos na linha da frente e queremos avançar ainda mais e vamos conseguir”, disse Arthur Neto.
A portaria que oficializa a autorização para o pagamento do 14º salário saiu na página 36, do Diário Oficial do Município (DOM) de n° 4.529, com o nome dos servidores e escolas que serão agraciados. O benefício será pago proporcionalmente ao período trabalhado em 2017 como está previsto na Lei nº 2.392, de 04 de janeiro de 2019, que institui o Incentivo e Valorização aos servidores lotados nas escolas com melhor desempenho no ensino fundamental. No total, 25 escolas dos Anos Iniciais e quatro dos Anos Finais atingiram a meta.
Segundo a chefe do Departamento de Pessoal da Semed, Altina Magalhães, mesmo que o servidor não faça mais parte do quadro de servidor da escola que atingiu a meta, ele receberá o valor do 14º proporcional ao período trabalhado. “Aquele servidor que por algum motivo não concluiu o ano letivo nas escolas beneficiadas será contemplado proporcionalmente pelo período trabalhado, mas todos receberão”, explicou.