MANAUS – Em entrevista à imprensa antes da solenidade de passagem de comando do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBM-AM), na noite desta quarta-feira (9), o governador do Estado, Wilson Lima (PSC), propôs o treinamento de civis para combater incêndios em municípios onde não há bombeiros.
“Naqueles municípios que a gente não puder ter efetivamente gente aqui do Corpo de Bombeiros, mas que o Corpo de Bombeiros possa, juntamente com outros órgãos, oferecer o treinamento para que esses municípios também tenham essas pessoas qualificadas para agir em casos de sinistros”, disse Wilson, durante o evento que ocorre na sede do Comando do Corpo de Bombeiros, localizado na Avenida Codajás, nº 1.565, bairro Petrópolis, zona sul.
De acordo com o Relatório de Transição feito pela equipe de Wilson Lima, no interior do Amazonas, o Corpo de Bombeiros está presente em, apenas, oito municípios. São eles: Tabatinga, Tefé, Humaitá, Rio Preto da Eva, Manacapuru, Iranduba, Parintins e Itacoatiara.
Lima disse ainda que a falta de efetivo, equipamentos e viaturas, e ainda a promoção da tropa, serão alguns dos problemas do Corpo de Bombeiros a serem “enfrentados” pela sua gestão.
“Estou conhecendo agora a estrutura do Corpo de Bombeiros, entendendo as dificuldades que se enfrentam aqui, como defasagem de pessoal e de equipamentos, falta de viaturas, promoções do efetivo do Corpo de Bombeiros, e nós vamos trabalhar para que possamos melhorar essa situação e oferecer um serviço melhor para a sociedade”, declarou o governador.
Ainda esse ano ou nos próximos seis meses, o governo estadual pretende entregar uma viatura de combate a incêndios e também salvamento.
Passagem de Comando
O coronel Danízio Valente Gonçalves Neto assumiu o comando do Corpo de Bombeiros, substituindo o coronel Mauro Marcelo Lima Freire. Danízio é bacharel em Direito e pós-graduado em Coordenação Geral nas instituições, possui 27 anos de carreira como bombeiro militar, já foi corregedor auxiliar do Sistema de Segurança Pública, assessor institucional, dentre outras funções.