MANAUS – Após rompimento durante o processo eleitoral de 2018, o prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB) se reconciliou com o seu vice, Marcos Rotta (sem partido). Em postagem em suas redes sociais na manhã desta quinta-feira (3), Arthur aparece sorridente ao apertar as mãos de Rotta, a quem definiu como “um querido amigo”.
“Hoje eu tive uma conversa muito franca e fraterna com o vice-prefeito da cidade de Manaus, Marcos Rotta. Avaliamos nossa gestão sob a ótica dos próximos anos que temos o compromisso de manter a Manaus ajustada fiscalmente, com as contas equilibradas e em pleno desenvolvimento. Sobretudo, Rotta é um querido amigo que eu respeito muito e que me ajuda e sempre ajudou a administrar Manaus. Entre nossos erros e acertos, tiramos os melhores aprendizados em nome de um bem maior que é o bem-estar do povo de Manaus. Vamos ao trabalho!”, escreveu o prefeito.
Rotta reassumiu o cargo de vice-prefeito nesta quarta-feira (2). No início da tarde desta quinta-feira, o vice-prefeito também usou as redes sociais para mostrar que reatou com Arthur Neto.
“Acima de qualquer questão política, estão os interesses da cidade de Manaus. Não há tempo a perder. Esse foi o meu entendimento com o prefeito Arthur: temos muito o que fazer para garantir mais qualidade de vida para a população. Ele e eu sabemos que Manaus tem muitas necessidades e é nosso dever trabalhar para atendê-las ao máximo. Para isso, fomos eleitos e é por isso que já estamos nas ruas”, escreveu Rotta, que publicou uma sequência de fotos onde já aparece vistoriando obras ao lado do prefeito.
Entenda o caso
À pouco mais de quatro meses, Rotta se desfiliou do PSDB, comandado no Amazonas por Arthur, alegando estar insatisfeito com o tratamento que diz ter recebido pela sigla durante as articulações que definiram as candidaturas tucanas para as eleições de outubro.
Até então, Rotta era exibido pela legenda como o possível candidato ao governo, mas às vésperas das convenções partidárias, Arthur decidiu apoiar a candidatura de Omar Aziz (PSD) ao governo, tendo como vice seu filho, Arthur Bisneto (PSDB).
Depois que as alianças foram forjadas e Rotta se viu excluído, Amazonino, candidato à reeleição, o convidou para chefiar a Secretaria da Região Metropolitana de Manaus (SRMM). Rotta aceitou o convite no dia 13 de agosto. Na terça-feira, 1º, o vice-prefeito beijou a mão de Amazonino quando o ex-governador o cumprimentou na saída do Palácio Rio Negro, no centro da cidade.