MANAUS – A poucos dias do fim do mandato, o governador Amazonino Mendes (PDT) afirmou na tarde desta quarta-feira (19) que torce para que o futuro chefe do Poder Executivo, Wilson Lima (PSC), enxergue utilidade em programas adotados na sua administração, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), como o “Amazonas 2040: Gestão, Compliance e Inovação para o Estado do Amazonas”, lançado hoje.
“Isso é uma coisa nova, diferente, que deveremos valorizar com muito afinco. Oxalá, penso eu, que este legado final de um curto mandato seja um instrumento útil para o futuro governo. E a gente faz, se refere, porque os governos são impessoais. Cada governo que se sucede é nada mais, nada menos que a manifestação do povo para se autogovernar. Então, dentro desse espírito, deveremos ter o patriotismo, a boa intenção, a disposição de alvorar o que há de melhor”, disse Amazonino durante o evento, que marcou a inauguração do Auditório Governar “Tarcila Prado de Negreiros Mendes”, em homenagem à esposa (falecida) do chefe do Executivo.
Segundo a titular da Sead, Ângela Bulbol, o novo programa de governo tem o objetivo de discutir medidas para a otimização da gestão. “A gente olha para 2040, ou seja, e trabalha pensando no que o estado, as equipes, os gestores, precisam fazer para que consiga um estado mais eficiente, um estado com maior credibilidade e um estado que devolva para a população de fato os serviços que ela espera, e, acima de tudo, dignidade, e espírito público, e o entendimento de que nós, gestores, somos apenas instrumentos da realização, de projetos dentro da Sead”, disse a secretária.
Bulbol deu destaque para a economia em setores considerados, por ela, como chaves, que são de: combustível, sistema de deslocamento, pagamento de diárias e passagens, e a segurança na folha de pagamento. “Nós encontramos vulnerável, e, hoje, com uma parceria com o INSS, nós temos o fortalecimento do sistema, no aspecto da sua segurança, e da certeza de que o estado está sendo austero, nesse que é o maior dispêndio, a maior despesa, que é a folha de pagamento”, finalizou.
Durante a solenidade foram lançadas as cartilhas sobre Lei de Responsabilidade Fiscal, de Integridade na Administração Pública, Manual de Conduta Ética do Servidor Público Estadual e o Caderno de Redação Oficial do Governo do Amazonas.