MANAUS – Em discussão sobre emendas e os poderes da comissão de Finanças da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), o presidente da Casa, David Almeida (PSB), afirmou que o colega Josué Neto (PSD) foi um presidente “displicente, inoperante e incapaz de implementar as mudanças” que a Assembleia precisava.
“Se tenho pulso de ferro, é o pulso que o senhor não teve quando foi presidente. O senhor foi displicente, inoperante, incapaz de implementar as mudanças que essa Casa precisava. Quando o senhor quiser fazer colocações, que Vossa Excelência possa ter informações, saber, para não ficar falando besteira para ser notado”, disparou David.
A fala foi em resposta à crítica feita por Josué a uma coordenadoria para tratar sobre emendas impositivas anunciada por David. O deputado do PSD entende que a estrutura vai enfraquecer os poderes da comissão de Finanças, que é presidida por ele. Em tom de ironia, o ex-presidente da ALE-AM disse que o atual tem tomado decisões com “braço de ferro e punho de aço”.
Após ouvir David criticar sua capacidade como presidente da ALE-AM, Josué chamou o atual presidente de hipócrita e pediu respeito.
“Suas palavras não condizem com o que falava em reuniões. Todos os servidores que participaram dessas reuniões sabem que Vossa Excelência me elogiava. Passou quase 24 meses elogiando minha administração”, disse Josué, completando: “O pior presidente desta Casa não fui eu. Eu ajudei Vossa Excelência a sentar nessa cadeira. Me respeite”.
Josué é pré-candidato a presidente da ALE-AM. Durante a discussão, ele afirmou que a mudança de discurso de David estaria relacionada ao processo eleitoral na Casa. Segundo ele, o presidente apoia e pede voto para o deputado Belarmino Lins (PP). A escolha da nova Mesa Diretora será em fevereiro de 2019.
“Claro que mudou de opinião, porque o vosso candidato a presidente dessa Casa é o deputado Belão (Belarmino). Vossa Excelência coloca o deputado Sabá Reis e o deputado Platiny para pedir voto para o deputado Belão”, declarou Josué, que ocupou o cargo de presidente da Assembleia nos biênios 2013-2014 e 2015-2016
O ex-presidente colocou em xeque, ainda, o nível de gratidão de David a Serafim Corrêa (PSB), que também é pré-candidato a presidente.
“Vossa Excelência reclama tanto do senador Omar Aziz que não deixou Vossa Excelência ser (candidato a) governador, e o deputado Serafim lhe cedeu o partido para Vossa Excelência ser candidato pelo PSB. E Vossa Excelência vira as costas para o presidente (de honra, Serafim) do vosso partido. Apoie o deputado Serafim Corrêa”, disse Josué.