MANAUS – O projeto de emenda à Lei Orgânica do Município (Lomam) que propõe a antecipação da eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM) foi aprovado, em primeira discussão, nesta terça-feira (6/11). O projeto, que antecipa para o dia 3 de dezembro a escolha do novo presidente de demais membros da Mesa Diretora, que ocorreria na última reunião ordinária da Casa Legislativa, é de iniciativa do atual presidente Wilker Barreto (PHS).
O projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), na manhã desta terça-feira e seguiu para segunda discussão. Os vereadores agora terão prazo de dez dias para analisar a matéria que depois será votada em plenário, no próximo dia 16. Se aprovada em plenário, vai à promulgação.
Favorável a mudança de data no calendário eleitoral da Casa, o vereador Joelson Silva (PSDB), líder do Executivo, justifica que atualmente, com a eleição ocorrendo somente na última reunião ordinária, o presidente eleito acabava sendo prejudicado porque não havia tempo hábil para o processo de transição.
Também favorável a mudança, o vereador Chico Preto (PMN) acredita que antecipação do pleito vai permitir que a equipe do futuro presidente se familiarize, mais facilmente, com o funcionamento da Casa. “A providência é oportuna, pois a transição é saudável para o melhor encaminhamento dos trabalhos futuros. E a atual administração vai poder passar o bastão com segurança e equilíbrio”, argumentou Chico Preto.