MANAUS – Em nota, a campanha de Wilson Lima (PSC) informou nesta segunda-feira (22) que o candidato ao governo do Amazonas não irá ao debate da Rede Diário de Comunicação porque não teve tempo para se preparar, e porque também nunca confirmou que participaria do programa.
Segundo a nota, o candidato, que lidera as pesquisas de intenção de votos, cumpre extensa agenda de campanha no interior do estado. Por isso não teve tempo para se preparar para o debate.
Esse é segundo debate que Wilson Lima decide não ir no segundo turno. O primeiro foi promovido pela Band Amazonas. Um dos motivos para faltar neste foi que a vice de seu adversário, Amazonino Mendes (PDT), Rebecca Garcia (PP), é filha de um dos sócios da TV, Francisco Garcia.
Segundo os advogados de Wilson Lima, o debate da Band Amazonas não tinha regras claras e o candidato poderia ser prejudicado. A emissora informou que as regras foram previamente discutidas com assessores da coligação, inclusive com ata assinada por eles.
A TV Diário Record News Manaus divulgou em um de seus sites que irá transformar o debate em uma entrevista de 20 minutos com Amazonino. Leia aqui.
Pesquisa
Neste domingo, a coligação de Wilson Lima conseguiu, na Justiça, suspender a divulgação de uma pesquisa eleitoral encomendada pela Rede Diário de Comunicação. A queixa é que a consulta estaria direcionada.
Abaixo, a justificativa da campanha de Wilson Lima para ele não ir ao debate, que está marcado para as 21h, na TV Diário Record News Manaus:
Participação em debate da Rede Diário nunca foi confirmada devido a intensificação de atividades do candidato na reta final
O candidato da coligação Transformação por um Novo Amazonas, Wilson Lima (PSC), segue na manhã desta segunda-feira (22) em agenda de campanha nos municípios de Tefé e Coari. Desde o último dia 19, o candidato ao governo do Amazonas visita várias cidades do interior como Borba, Manicoré, Humaitá, Lábrea e Boca do Acre. A extensa programação foi montada com base em demandas da população de cada município que pediu a presença do candidato da mudança. Em virtude disso, a coordenação de campanha optou por não enviar representante para participar da reunião da Rede Diário de Comunicação para discutir as regras do debate do dia 22, já que o candidato estaria em ações de campanha na referida data e horário, não tendo como firmar o compromisso de participação.
O cronograma de atividades contemplava, inicialmente, o retorno de Wilson Lima à capital na noite de hoje. Devido ao mau tempo, a agenda foi ajustada diversas vezes. No dia 20, o candidato e comitiva tiveram de permanecer em Rio Branco, onde foram abastecer a aeronave, não podendo prosseguir para Tabatinga e Benjamin Constant. As visitas a estas duas importantes cidades tiveram de ser canceladas. A comitiva seguiu para São Gabriel da Cachoeira onde ficou ilhada devido às condições meteorológicas desfavoráveis, não pôde seguir no domingo para Tefé, como estava programado. Nesta segunda-feira, o candidato visita Tefé e Coari e retorna à tarde, antes do previsto no roteiro original, que seria à noite.
Como não assumiu o compromisso de participação no debate promovido pela Rede Diário e nem teve tempo de se preparar para o encontro, Wilson Lima seguirá em agenda de campanha na capital amazonense, que contempla a realização de uma grande carreata, tão logo desembarque na capital. O candidato confirma sua participação no debate promovido pela Rede Amazônica, no próximo dia 25.