Da Redação |
O Governo do Amazonas confirmou nesta segunda-feira (10) a identificação de mais 21 casos de infectados com Covid-19 pela variante Ômicron. Com isso, sobe para 22 o total de casos no Amazonas.
A identificação dos 21 novos casos foi emitida por relatório, nesta segunda-feira, pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia). O instituto realiza o sequenciamento genético identificando a linhagem do novo coronavírus, a partir das amostras coletadas no Amazonas.
O Amazonas confirmou no dia 4 o primeiro caso importado da variante Ômicrom do novo coronavírus.
No dia 7 de janeiro, foram processadas 144 amostras e 21 foram confirmadas com a nova variante.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), os casos confirmados estão sendo monitorados e orientados a cumprirem isolamento domiciliar por 14 dias, com o objetivo de conter a disseminação da Covid-19.
O Secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, já tinha anunciado a confirmação dos 21 casos novos da nova variante em suas redes sociais.
Na publicação, o secretário fez um apelo para que a população tome a vacina contra a Covid-19 e mantenha as medidas não farmacológicas de proteção, destacando a adesão à campanha de vacinação contra Covid-19.
“São mais de 100 mil manauaras não tomaram sequer uma dose de vacina, mais de 500 mil amazonenses não tomaram sequer a sua segunda dose. Por favor, procurem logo uma unidade de suas prefeituras. Em Manaus, temos o Sambódromo e a carreta da vacinação. Usem máscaras, lavem as mãos com frequência e evitem aglomerações. Meus amigos, a luta contra esse vírus é de todos nós”, disse o secretário.
A SES-AM não informou detalhes sobre os infectados.