MANAUS – Em encontro com lideranças comunitárias nesta segunda-feira (8), o candidato ao governo do Estado pela coligação “Eu Voto no Amazonas”, Amazonino Mendes (PDT), disse que não “admite a hipótese que o Estado caia nas mãos de um aventureiro qualquer”, em um ataque direto ao seu adversário no segundo turno, o jornalista Wilson Lima (PSC).
“Este velho coração aqui não admite a hipótese de tudo que construímos, com muito sacrifício nestes 12 meses de trabalho, recuperando o Estado, caia nas mãos de um aventureiro qualquer, que nunca administrou nada”, declarou o candidato, em seu primeiro compromisso da agenda de segundo turno.
Wilson passou para o segundo turno com 596.585 votos (33,73% dos votos válidos) e Amazonino com 579.016 votos (32,74% dos votos válidos) – diferença de 1% entre os dois.
A reunião foi promovida pelo presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) e deputado estadual eleito, Wilker Barreto (PHS), na sede do Partido Humanista da Solidariedade (PHS), conjunto Parque das Laranjeiras, zona centro-sul.
No encontro, Amazonino afirmou que o segundo turno é o momento da razão, em que o eleitor vai avaliar o que foi realizado nos últimos meses, dos avanços nas secretarias, da briga pelos direitos da Zona Franca, sobretudo pelo futuro do Amazonas.
“É preciso votar com segurança, com a razão. Vocês não estão votando numa pessoa que é apresentador de televisão. Não, vocês estão votando vítimas de uma conjunta. Não é a pessoa, que pode ser boa. Mas a pessoa é irresponsável, porque se abalançar para governar um estado tão complicado, complexo, sem nunca ter governado, administrado, só sendo irresponsável. Não tem outra forma”, atacou o candidato.
Razão x emoção
A candidata à vice-governadora, Rebecca Garcia (PP), fez uma apelo à razão dos eleitores. Ela disse às lideranças comunitárias que o segundo turno vai ser uma disputa da razão contra a emoção.
“A eleição costuma ser da emoção. Só que a emoção é somente no dia da urna. No dia seguinte vem a ressaca da realidade. E você, caso não vote com a razão, fará com que nós amazonenses paguemos um alto preço nos próximos quatro anos. O futuro de quatro milhões de amazonenses não pode ser comandado por aventureiro”, comentou Rebecca.
Wilson fez reuniões internas
No primeiro dia após o eleição de primeiro turno, Wilson Lima não teve agenda externa. Segundo a assessoria do candidato do PSC, ele participou apenas de reuniões internas com a equipe de campanha.
A campanha de Wilson Lima neste segundo turno começa nesta terça-feira (9) com caminhadas nos bairros Osvaldo Frota e Nova Vitória 2, em Manaus.
No primeiro pronunciamento após o resultado das eleições no primeiro turno, no domingo (7), Wilson Lima afirmou que fez uma campanha “limpa e propositiva”, e assim seguirá no segundo turno.
“Quando nós entramos com esse projeto o nosso objetivo sempre foi trabalhar pelos mais necessitados, em prol de um estado mais diferente. Fizemos uma campanha limpa e propositiva, e é assim que vai continuar sendo a nossa campanha”, disse o jornalista.