MANAUS – A Casa Militar divulgou o resultado da primeira fase da seleção interna para capacitar guardas civis municipais para uso de armas de fogo.
O resultado da primeira fase foi publicado no Diário Oficial da Prefeitura Municipal de Manaus desta terça-feira, 4.
O processo conta com seis fases eliminatórias, como exames de aptidões física e psicológica, que irão classificar os agentes à fase de capacitação para utilizar os armamentos letais. A última fase, que será um curso de capacitação, terá 60 vagas.
Em 16 de junho de 2021, deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) aprovaram mudanças na Constituição do Amazonas garantindo que as guardas civis municipais possam ser armadas com armas de fogo.
A mudança constitucional ocorreu após um “fim de semana de terror” no Amazonas, quando grupo criminoso organizado promoveu queima de veículos e prédios públicos em retaliação à morte de um de seus líderes. Os ataques aconteceram em pelo menos sete municípios, a maioria na capital. Ninguém ficou ferido.
Após o episódio, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou que iria armar a guarda da capital. Com aval da ALE-AM, David disse em junho de 2021 que pretende dar armamento pesado para os guardas civis municipais e sugeriu que os servidores terão autorização para “derrubar vagabundos”.
Abaixo, a lista de classificação divulgada pela Casa Militar: