Da Redação |
A Prefeitura de Manaus vai tentar amenizar as alagações na cidade ampliando as ações de retirada de lixo de igarapés.
Segundo a prefeitura, o prefeito, David Almeida (Avante), e o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, anunciam, nesta segunda-feira, 3, o início de uma grande ação de intervenções nos igarapés da capital, para diminuir ao máximo o impacto do período chuvoso.
De acordo coma prefeitura, a ação “nunca foi realizada em Manaus”.
No comunicado à imprensa, a prefeitura informou que o trabalho irá reunir equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e mais 300 servidores da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).
“[…] que vão utilizar mais de 15 hidrojatos, retroescavadeiras, caminhões e todo maquinário necessário, para que o serviço alcance o maior número de igarapés dragados e possa evitar alagamentos futuros”, informou a prefeitura.
No dia 27 de dezembro, um forte temporal atingiu a capital do Amazonas deixando um rastro de destruição em vários bairros. Muitos dos problemas foram provocados por igarapés que transbordaram, invadido ruas e residências.
O problema de lixo descartado nos igarapés é um problema grave em Manaus e que provoca, além de danos ambientais, um grande gasto de dinheiro público.
Segundo David Almeida, a prefeitura tem gastado na limpeza de igarapés, por mês, em média, R$ 30 milhões de reais.
O município retira uma média de 27 toneladas de lixo por mês dos igarapés. Grande parte desse material, como garrafas PETs, descartáveis e resíduos domésticos, poderia ser reciclada.