Da Redação – O Governo do Amazonas vai passar a explorar os serviços de letéricas.
Isso porque os deputados estaduais aprovaram na sessão desta quarta-feira (15) o Projeto de Lei (PL) do Governo do Amazonas que cria o serviço público de loteria estadual.
Segundo o governo, a proposta visa “fomentar receitas não tributárias para financiar atividades socialmente relevantes, prioritariamente da seguridade social”.
Na mensagem que encaminhou o PL aos deputados, o Estado destaca que a proposta está em consonância com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), transitada em julgado em fevereiro deste ano, que assegurou, por unanimidade dos ministros, “a todos os Estados e ao Distrito Federal a possibilidade de exploração das mesmas modalidades lotéricas exploradas pela União”.
Conforme o projeto, o serviço público de loteria do Amazonas será promovido pelo Executivo estadual, por intermédio da Companhia Amazonense de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos (Cada), entidade vinculada à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), cuja constituição foi autorizada pela Lei nº 5.054, de 2019.
O Artigo 2º do PL diz que “a exploração do serviço público de loteria limita-se ao território do Amazonas e está restrito às modalidades de atividades lotéricas definidas pela legislação federal”. O Art. 4º define que a comercialização somente poderá ser realizada para pessoa maior de idade e capaz, que se encontre nos limites do território do Estado ou declare residência no Amazonas, dependendo do meio de aquisição do serviço, físico ou virtual.