Da Redação – A quantidade de testes RT-PCR realizados nas Serviços e Unidades de Pronto Atendimento (SPAs e UPAs) da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) quadruplicou na primeira semana deste mês, se comparada com a última semana de novembro.
Segundo a SES-AM, a procura pelo exame é reflexo da chegada do inverno amazônico, período de maior incidência de chuvas, que marca também a sazonalidade do aumento de casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG).
Em todo o mês de novembro, foram realizados 5.354 testes de RT-PCR para diagnóstico da Covid-19 em SPAs e UPAs, com 241 pacientes testando positivo para a Covid-19. A taxa de positividade no mês é considerada baixa, sendo de 4,6%, informou a secretaria.
Na última semana de novembro, entre os dias 24 e 30, foram realizados 1.572 testes de RT-PCR, com 45 tendo resultado positivo. A taxa de positividade foi de 2,8%. Antes deste período, de 1º a 23 de novembro, a média diária de testes realizados era de 160 por dia, e na última semana do mês subiu para 225.
Em dezembro, no período dos dias 1º a 7, foram realizados 5.256 testes de RT-PCR em 11 SPAs e 2 UPAs, com uma média de 750 testes por dia, com 51 pacientes testando positivo para o novo coronavírus. A taxa de positividade neste período foi de 1,7%.
Perfil
De acordo com a SES-AM, os atendimentos nas unidades, na maioria dos casos, são de pessoas que têm perfil para atendimento ambulatorial, que têm classificação de risco baixo, não evoluindo com gravidade e internações.
“A secretaria traçou estratégia de fortalecimento dessas unidades com testes rápidos de antígenos, kit de coletas de RT-PCR, insumos, medicamentos e também adotou, como primeira opção, o teste de antígeno para diagnóstico mais rápido e para classificar esse paciente de forma oportuna. Além da realização da coleta do teste RT-PCR para fortalecer a vigilância genômica da Covid-19 e de outros vírus respiratórios dentro da nossa rede de saúde”, explicou Adriana Elias, secretária de Assistência da Capital da SES-AM.
Foto: Rodrigo Santos/SES-AM