Da Redação – Com 450 mil pessoas que não iniciaram ou completaram o esquema vacinal contra a Covid-19 em Manaus, a prefeitura realiza um serviço de busca tentando convencer esses moradores a procurarem um posto de vacinação.
Nesta semana, o prefeito David Almeida (Avante) participou do trabalho, ligando para alguns moradores. Com esse entrave na vacinação, o município segue obrigado a manter restrições sanitárias na cidade.
Na sexta-feira (10), a prefeitura cancelou um evento cultural diante do aumento de casos de Covid-19.
Segundo o prefeito, cerca de 300 mil pessoas não retornaram para tomar a 2ª dose da vacina e 150 mil sequer tomaram a 1ª dose.
“Nós estamos fazendo a busca ativa para que essas pessoas possam procurar um dos nossos 50 pontos de vacinação para completar seu esquema vacinal. Só assim vamos sair dessa situação adversa de restrições que nos encontramos em função da pandemia”, disse o prefeito.
https://www.instagram.com/tv/CXT7GheJota/?utm_medium=copy_link
Números
Até esta sexta-feira, a Semsa registrava um total de 3.224.467 doses aplicadas. O número de pessoas com o esquema vacinal completo chega a 1.381.463, o que equivale a 77,35% da população apta a ser imunizada, que são as pessoas a partir dos 12 anos de idade em diante. Os registros do Sistema Municipal de Vacinação (SMV) indicavam que 293.262 pessoas ainda não voltaram para receber a segunda dose e que 146.348 não procuraram os pontos para iniciar a imunização.
A titular da Semsa, Shádia Fraxe, destacou que o número de faltosos e o de pessoas que ainda não tomaram a primeira dose vem caindo a cada semana. “Todo o nosso esforço tem sido no sentido de aumentar cada dia mais a cobertura vacinal contra a Covid-19. Para isso, lançamos mão de variadas estratégias e os resultados têm se mostrado bem positivos, o que pode ser constatado na diminuição no número de pessoas que ainda resistem às vacinas. O próprio prefeito David Almeida, desde o início da campanha, tem se empenhado para que nossa população fique protegida. E vamos seguir trabalhando para isso”, afirmou.