MANAUS – Os senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) entregaram pessoalmente ao Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas o relatório final decorrente das investigações realizadas no âmbito da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia de Covid-19, em reunião realizada nesta segunda-feira (22).
O documento foi recebido pelo procurador-chefe da unidade, Thiago Corrêa, pela procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Michèle Corbi e pelo coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPF no Amazonas, Henrique Valadão. Com dois volumes, o relatório será analisado e encaminhado ao ofício responsável por analisar as diversas situações denunciadas pela CPI.
Na ocasião, os procuradores da República apresentaram aos senadores um balanço da atuação do MPF no enfrentamento à pandemia de Covid-19 no Amazonas, com as principais ações adotadas e os resultados alcançados na defesa dos direitos do cidadão e do patrimônio público desde março de 2020.
As informações foram divulgadas pela assessoria do MPF no Amazonas.
O relatório também foi entregue ao Ministério Público do Amazonas.
Caberá aos órgãos decidir ou não se investigam e/ou denunciam à Justiça os supostos crimes apontados pelo relatório em relação aos investigados que não têm foro especial.
O relatório também foi entregue à PGR, que decidirá em casos como de ministros, deputados e o presidente Jair Bolsonaro.