MANAUS – A Justiça Eleitoral impediu que o Governo do Amazonas realizasse a entrega de cartões do Auxílio Estadual Permanente neste sábado (20) em Coari.
A decisão foi tomada quanto o governador Wilson Lima (PSC) já estava na cidade. Em suas redes sociais, o político gravou um vídeo lamentando a decisão.
https://www.instagram.com/reel/CWg7EiOFNdC/?utm_source=ig_web_button_share_sheet
O município está em meio a uma eleição suplementar. Wilson apoia um dos candidatos, o empresário Robson Tiradentes, que também é filiado ao PSC.
Uma das agendas de Wilson na cidade no sábado foi justamente participar de um comício de Robson.
O candidato a vice na chapa de Robson é o comandante da PM do Amazonas, coronel Norte, que deixou o cargo para disputar a eleição suplementar.
A decisão da Justiça foi a pedido do adversário de Robson, Keiton Pinheiro (PP), que entendeu que as ações do governo no município podem desequilibrar a disputa.
No vídeo que publicou em suas redes sociais, Wilson disse que a agenda faz parte de um cronograma de programas estaduais previamente definida.
Os cartões seriam entregues no município para 5 mil famílias.
O governo do Amazonas também divulgou uma nota sobre o assunto.
Outro programa que teve as ações afetadas em Coari foi o “Peixe no Prato”.
O programa atende famílias em vulnerabilidade social distribuindo peixes.
Wilson Lima acompanhou no sábado a entrega de 5 toneladas de pescado e 1,8 tonelada de farinha.
A nota:
Nota sobre ações do Governo do Estado em Coari
O Governo do Amazonas informa que as ações do Estado realizadas, neste sábado, no município de Coari, como entregas do Auxílio Estadual e do Peixe no Prato Solidário, fazem parte de programas que atendem necessidades urgentes da população, sobretudo pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza duramente afetadas pela pandemia da Covid-19. Por essa razão, tomará as providências cabíveis para esclarecer os fatos e retomar as entregas o mais breve possível, cumprindo com o dever de prestar serviços à população, sem prejuízos principalmente às famílias de Coari.
Em relação ao Auxílio Estadual, Coari é o terceiro município do interior atendido com o programa de transferência de renda. O próximo será Tabatinga. A programação para as semanas seguintes inclui municípios das calhas do Alto Solimões, Baixo Amazonas, Baixo Solimões, Madeira, Médio Solimões e Purus.
O Governo do Estado informa, ainda, que o Peixe no Prato Solidário também é um programa voltado à segurança alimentar de famílias carentes e que, da mesma forma, tem um cronograma de atendimento, sendo Coari o sétimo a receber a ação no interior. O Peixe no Prato já atendeu famílias de Maués, Codajás, Parintins, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira, Anamã e Novo Aripuanã.
O Governo esclarece, também, que não houve apreensão de aviões e embarcações do Estado.
+Comentadas 1