Da Redação – Com o Amazonas entre os seis estados do país que apresentaram crescimento no número de assassinatos no 1º semestre desse ano em relação ao mesmo período de 2020, o governador Wilson Lima (PSC) declarou na quinta-feira (18) que enquanto os mortos foram envolvidos com o tráfico “não tem problema nenhum”.
“Que tipo de crimes são esses? Você está falando de crimes violentos, 80% dos crimes violentos que acontecem na capital (Manaus), com arma de fogo, têm relação com o tráfico de drogas. Enquanto eles tiverem se matando, não tenho problema nenhum. O problema é quando o tiro atinge o cidadão de bem. Essa é minha preocupação”, disse Wilson em entrevista ao jornal A Crítica Notícia (TV A Crítica).
Na avaliação do governador, os homicídios aumentaram em Manaus na proporção em que se aumentou a apreensão de drogas. “Nunca se apreendeu tanta droga como nós apreendemos de 2019 para cá. Nós já fizemos as maiores apreensões de todos os tempos”, completou Wilson.
Levantamento realizado pelo portal G1 mostra que o número de assassinatos no Brasil caiu 8% no 1º semestre de 2021 em comparação com o mesmo período de 2020.
No entanto, na contramão, 6 estados apresentaram alta. O Amazonas é um deles. Segundo o G1, o Estado registrou um crescimento de 35,6% de crimes violentes, só perdendo para Roraima, com 40,4%.
São considerados crimes violentos os homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.