MANAUS – As autoridades da saúde e vigilância sanitária de Manaus e do Amazonas se reúnem nesta quinta-feira (18) para tratar sobre a flexibilização do uso de máscaras em locais abertos. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (17) pelo prefeito David Almeida (Avante) ao ESTADO POLÍTICO.
Considerável os atuais indicadores da pandemia de Covid-19 na capital amazonense, a prefeitura afirma ser favorável ao fim da obrigatoriedade em espaços abertos e projeta que a flexibilização na cidade estará em vigor até o fim deste mês.
A Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinta (FVS-RCP), no entanto, informou ao ESTADO POLÍTICO que mantém a recomendação do uso da proteção facial e que não tem prazo para uma nova orientação em sentido contrário.
“Eu reúno amanhã (18) com a minha secretária de Saúde (Shádia Fraxe), toda minha equipe e a FVS, a quem nós estamos consultando”, disse David, após discurso na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).
Na quinta-feira da semana passada, dia 11, houve uma primeira reunião entre o município, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) e a FVS.
“Isso [a flexibilização do uso de máscaras] é uma tendência mundial. Existe uma pandemia hoje de pessoas não vacinadas e nós não podemos penalizar as pessoas que já estão vacinadas com segunda e terceira dose por pessoas que não querem se vacinar”, disse o prefeito.
“De 26 pessoas internadas [com covid] na semana passada, 19 não tinham tomado nenhuma dose”, afirmou David. “E nós estamos punindo a população que está cumprindo a sua parte e se vacinando”, emendou.
“Então, em locais fechados, nós vamos continuar exigindo a presença e uso da máscara. Isso é natural, porém em locais abertos, na prática de esportes, tudo isso, essa exigência tende a cair e eu acredito que na reunião de amanhã nós possamos ter uma definição com relação a isso”, declarou.
Questionado sobre o percentual de vacinados com imunização completa para liberar a flexibilização, o prefeito falou entre 75% e 80%, mas não detalhou se é o percentual do público vacinável ou da população em geral. “Nós vamos determinar amanhã qual é esse percentual, se é 75 ou 80%”, disse ele.
Conforme dados do Vacinômetro da Prefeitura de Manaus na tarde desta quarta-feira, 70,91% da população vacinável (acima dos 12 anos) já estava imunizada com o esquema vacinal completo – duas doses ou dose única. Em relação à população em geral, o percentual cai para 57,05%.
Se for considerado que o Ministério da Saúde agora está recomendando uma segunda dose para quem tomou a vacina de dose única os percentuais caem para 69,45 % de vacinados como duas doses entre a população vacinável e para 55,87 % entre a população em geral.
Saiba mais
O número de pessoas que estão com a segunda dose atrasada em Manaus é maior que 350 mil.
+Comentadas 1