MANAUS – O prefeito David Almeida (Avante) prepara candidatos a vice para oferecer à chapa de Wilson Lima (PSC) em 2022 e o secretário municipal de Limpeza (Semulsp), Sabá Reis (PL), é um deles.
A informação, confirmada pelo próprio prefeito, explica o protagonismo que David tem dado a Sabá, principalmente nos eventos públicos que tem compartilhado com o governador do Amazonas.
Questionado sobre o assunto pelo ESTADO POLÍTICO, no domingo, 7, David disse não dar tratamento diferenciado ao titular da Semulsp, mas ressaltou o trabalho de Sabá na secretaria e observou: para apoiar um candidato ao governo ele tem que indicar o vice da chapa.
“Para eu apoiar um candidato vou ter que indicar o vice”, disse David. Segundo o prefeito, não há nenhuma possibilidade dele renunciar à prefeitura para disputar o pleito de 2022, e por isso prepara nomes do seu grupo “para dar opções” aos aliados.
“Tenho pelo menos cinco nomes”, afirmou David, depois de destacar o trabalho dos secretários Sabá Reis, Marcos Rotta (Infraestrutura) e Shádia Fraxe (Saúde).
No final de outubro, David e o govenador do Amazonas trocaram elogios e anunciaram uma parceria, que envolve o repasse de R$ 580 milhões para a prefeitura aplicar em obras e serviços na capital.
Nesta segunda-feira, 8, os dois assinam o primeiro convênio, oficializando o repasse de R$ 150 milhões para serviço de asfaltamento em Manaus.
A união das duas máquinas atende a um dos critérios para David subir no palanque de Wilson. A outra é o espaço para o prefeito escolher o vice.
Nas falas que vem fazendo desde a aproximação com Wilson, David tem destacado que ele e o governador representam uma nova geração na política que rompeu com a série histórica de gestões lideradas por caciques.
Segundo David, cabe agora a ele e a Wilson trabalhar e evitar o retorno do passado.
“Estamos bem no meio de um momento da história política em que a cortina se fecha para uma geração e se abriu para uma nova geração. O povo quis isso em 2018 (eleição de Wilson) e confirmou em 2020 (eleição de David). Cabe a mim e a você, Wilson, trabalho pelo Estado e pela minha cidade. Para que aqueles tempos de outrora não retornem”, disse David na sexta-feira.
Partido e fundo eleitoral do PL
Um dos atrativos que o nome de Sabá carrega é o tempo e o volume de fundo partidário do PL, que é um dos maiores.
No sábado, 6, em um evento na Semulsp, David reuniu Wilson, Sabá e Alfredo Nascimento, que é presidente estadual do PL no Amazonas.
Fotos: Valdo Leão / Semcom