Cumprindo agenda em Manaus neste sábado, 6, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga visitou a obra do Hospital do Sangue, da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), em fase final de construção.
No prédio, o ministro de Jair Bolsonaro (sem partido) manifestou admiração pelo porte da unidade e prometeu se esforçar para habilitar o hospital o mais rápido possível.
Quando uma unidade é habilitada pelo Ministério da Saúde ela passar a ter seus serviços bancados por recursos federais. Em um vídeo gravado ao lado do governador Wilson Lima (PSC), Queiroga classificou a obra como uma das coisas boas que vê “toda vez que vem a Manaus”.
“O Ministério da Saúde vai agilizar para habilitar esse hospital para estar o mais breve possível à disposição da sociedade amazonense. Toda vez que chego aqui em Manaus, no Amazonas, eu encontro coisas boas. Hoje foi o Hemoam.
O ministro veio a Manaus para abertura da mobilização social de educação em saúde “Brasil Sem Malária”, realizada em alusão ao dia de combate à doença nas Américas.
O novo Hospital da Fundação conta com investimentos de R$ 60.973.633,17, com recursos estaduais e federais. Desse total, cerca de R$ 20 milhões são da contrapartida do Governo do Amazonas.
Na ocasião, Wilson agradeceu ao ministro pela liberação dos recursos para conclusão da obra.
Segundo o governo, a nova unidade contará com mais de 190 leitos para o tratamento de doenças do sangue. Serão 156 para internação e 34 voltados para diversas finalidades, como: emergências e pacientes que dependem de isolamento. Além disso, o prédio conta com cinco andares, UTI adulto e infantil, farmácia 24 horas, centro cirúrgico, entre outras finalidades.