MANAUS – O Amazonas registrou entre janeiro e outubro deste ano 46.842 casos de malária. O número foi divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) neste sábado, 6.
De acordo com o órgão, o número é 7% menor que o registrado em 2020. Naquele ano, no mesmo período, houve a notificação de 50.18 casos da doença.
Para o governo, a redução é resultado da intensificação dos esforços para combater a proliferação da doença realizada entre Estado e prefeituras.
Foi realizada em Manaus neste sábado a abertura do evento “Brasil Sem Malária”, em alusão ao Dia da Malária nas Américas.
Na ocasião, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, comentou que a redução é fruto da aplicação de medidas de prevenção, controle e eliminação da doença.
“Nós temos repasses federais anuais programados, todos para ações estratégicas de combate à malária. Por isso hoje esse evento aqui, justamente para lembrar à população, uma mobilização social de educação e saúde, para que possamos aderir às estratégias de prevenção. O Amazonas foi escolhido por conta dessas ações, que constataram redução de 7%”, ressaltou Tatyana.
O evento foi aberto pelo governador Wilson Lima (PSC) e pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Fotos: Lucas Silva/Secom