MANAUS – A vereadora de Manaus Thaysa Lippy (PP) fez uma indicação ao prefeito David Almeida (Avante) propondo um projeto batizado de “Casas Populares Flutuantes” em Manaus.
O projeto consiste na construção de casas populares em balsas, segundo a vereadora. Para a parlamentar, a medida seria uma solução para os “constantes problemas ocasionados pelas enchentes, que acontecem anualmente na capital”.
“Quando a água avança para a cidade, moradores de áreas próximas aos igarapés ficam em situação de extrema vulnerabilidade e isso precisa ser discutido. O alagamento significa vulnerabilidade, perda de bens e doenças”, disse a vereadora.
A proposta de Thaysa vai na contramão da opinião de órgãos ambientais do Estado.
Nesta segunda-feira, 25, em audiência pública na ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado), representante da Sema (Secretária de Estado de Meio Ambiente) chegou a sugerir que os licenciamentos ambientais sejam suspensos temporariamente como ferramenta para frear que novos flutuantes surjam na região sem uma regulamentação adequada que proteja a região de danos ambientais permanentes.