O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) leu em sua live semanal, na última quinta-feira (21), uma suposta notícia que alertava que “vacinados [contra a Covid] estão desenvolvendo a síndrome da imunodeficiência adquirida [Aids]”. (assista abaixo). A notícia, no entanto, é falsa.
Médico ouvidos pelo jornal Folha de São Paulo afirmam que a associação entre o imunizante contra o coronavírus e a transmissão do HIV, o vírus da Aids, é falsa e inexistente.
Bolsonaro disse aos seguidores, durante a live, que não comentaria a notícia e orientou que os interessados buscassem a reportagem.
“Posso ter problema com a minha live. Não quero que caia a live aqui, quero dar informações”, afirmou, um dia após o Brasil atingir metade da população completamente imunizada contra a Covid-19.
A fake news lida por Bolsonaro foi publicada em dois site conspiracionistas: Stylo Urbano e Coletividade Evolutiva.
Erroneamente, os textos afirmam que pessoas estão perdendo a capacidade do sistema imunológico ao longo das semanas após completarem a vacinação e, por isso, terão “efetivamente a síndrome da imunodeficiência adquirida [Aids] desenvolvida”.
Nos textos, os sites dizem se apoiar em dados disponibilizados pelo governo britânico.
Mas o relatório do portal oficial do Departamento de Saúde Pública do Reino Unido, citado pelos sites, não cita a síndrome da imunodeficiência adquirida em nenhum momento.
Os sites também adulteraram documento produzido pelo Departamento de Saúde Pública do Reino Unido.
Ambos inseriram uma coluna que não consta no documento oficial, chamada “reforço ou degradação do sistema imunológico”.
“Não tem nenhuma possibilidade ou plausibilidade dessas vacinas fazerem isso. A afirmação é absurda e anticientífica”, disse à Folha Denise Garrett, epidemiologista e vice-presidente do Instituto Sabin (EUA).
“O presidente tem uma fixação anal e precisa ir para o divã […]. Ao dizer isso, o presidente coloca em xeque o PNI [Programa Nacional de Imunização]”, disse Jamal Suleiman, infectologista do Instituto de Infectologia Emilio Ribas
+Comentadas 2