MANAUS – Em enquete em sua página no Instagram, o prefeito cassado de Coari, Adail Filho (Progressistas), fala em dar “peia” e “surra de votos” na oposição.
A manifestação de Adail Filho ocorre um dia depois do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar a decisão de cassá-lo e determinar novas eleições no município.
Adail Filho foi cassado porque a Justiça Eleitoral – atendendo pedido do segundo colocado nas últimas eleições municipais em Coari, Robson Tiradentes, e do cidadão Raione Queiroz – entendeu que o atual mandato seria o terceiro consecutivo de um mesmo núcleo familiar, o que é proibido.
Adail Filho foi eleito em 2016 e reeleito em 2020. Antes, nas eleições de 2012, o vencedor foi o pai do prefeito cassado, Adail Pinheiro.
Adail pai, no entanto, não concluiu o mandato, pois, condenado por crimes de exploração sexual de menores e corrupção, ele foi cassado. Como o registro da candidatura do pai foi indeferido três anos depois das eleições, o filho recorreu argumentando que, por causa disso, o mandato conquistado em 2012 por Adail Pinheiro não deveria ser considerado.
+Comentadas 2