MANAUS – Pesquisa de intenção de votos do Ipec divulgada nesta quarta-feira (22) pelo Jornal Nacional, da TV Globo, coloca o ex-presidente Lula da Silva (PT) com mais de 20 pontos percentuais à frente do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na corrida presidencial 2022.
Em ambos os cenários, o petista soma mais intenções de voto do que todos os outros possíveis candidatos somados.
O levantamento foi feito entre os dias 16 e 20 de setembro e ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios. A margem de erro é de 2 pontos para mais e para menos. O nível de confiança é de 95%.
Confira os cenários:
CENÁRIO 1
- Lula (PT): 48%
- Jair Bolsonaro (sem partido): 23%
- Ciro Gomes (PDT): 8%
- João Doria (PSDB): 3%
- Luiz Henrique Mandetta (DEM): 3%
- Brancos / Nulos: 10%
- Não sabem / Não responderam: 4%
Em relação à sondagem anterior, de junho, Lula mantém 11 pontos percentuais a mais do que a soma de todos os seus possíveis adversários, o que o levaria a vencer no 1º turno se as eleições fossem hoje.
CENÁRIO 2
- Lula: 45%
- Bolsonaro: 22%
- Ciro Gomes: 6%
- Sergio Moro: 5%
- Datena: 3%
- João Doria: 2%
- Mandetta: 1%
- Rodrigo Pacheco: 1%
- Alessandro Vieira: 0%
- Simone Tebet: 0%
- Brancos/nulos: 9%
- Não sabe/não respondeu: 5%
Neste cenário, Lula estaria no limite da margem de erro para vencer já no 1º turno se as eleições fossem hoje.
Perfil do eleitorado
Segundo o Ipec, os votos para Lula são mais expressivos entre: quem mora no Nordeste (65%); quem têm ensino fundamental 1 (61%) e ensino fundamental 2 (58%); quem mora em municípios com até 50 mil habitantes (53%); católicos (54%).
Além disso, as intenções de voto no ex-presidente são maiores quanto menor a renda familiar mensal do entrevistado: entre quem ganha até um salário mínimo, o índice é de 59%; entre aqueles com renda acima de cinco salários mínimos, 29%.
O presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, tem mais votos entre: moradores das regiões Norte e Centro-Oeste (31%); homens (28%); evangélicos (31%); quem se autodeclara branco (28%).
Ao contrário do que acontece com o petista, as intenções de voto em Bolsonaro crescem à medida que aumenta a renda familiar mensal do eleitor: entre aqueles que ganham até um salário mínimo, o presidente chega a 16%; entre quem tem renda até cinco salários mínimos, a 40%.
Saiba mais
O Ipec foi criado por ex-executivos do Ibope Inteligência após o seu encerramento. Sob o comando de Márcia Cavallari Nunes, o novo instituto de pesquisa atua na área de consultoria e inteligência em pesquisas de mercado, opinião pública e política.
Foto: Foto: Rodrigo Stuckert/2018