MANAUS – O governador Wilson Lima (PSC) escreveu no Twitter, nesta segunda-feira (20), que com a aceitação da denúncia contra ele no STJ (Superior Tribunal de Justiça), ele terá a chance de provar que não cometeu nenhum crime.
Wilson afirmou que a denúncia do MPF (Ministério Público Federal) não tem fundamento e que isso ficará claro no decorrer do julgamento.
Por unanimidade (12 votos), o STJ aceitou nesta segunda-feira a denúncia contra o governador do Amazonas, o vice-governador Carlos Almeida Filho (PSDB), e mais 12 pessoas, no caso da compra dos respiradores.
A denúncia foi apresentada pela subprocuradora da República, Lindôra Araújo. O governador é acusado, entre outras coisas, de comandar uma organização criminosa que atuar para fraudar a compra de 28 respiradores pulmonares.
No seu voto, o relator, ministro Francisco Falcão, concordou com os apontamentos da acusação para aceitar a denúncia contra 14 dos 18 denunciados.
“Sobre a decisão de hoje, afirmo: as acusações contra mim não têm fundamento e tampouco base concreta, como ficará provado no decorrer do julgamento. Nunca recebi qualquer benefício em função de medidas que tomei como governador. A acusação é frágil e não apresenta nenhuma prova ou indício de que pratiquei qualquer ato irregular. Agora terei a oportunidade de apresentar minha defesa e aguardar, com muita tranquilidade, a minha absolvição pela Justiça. Tenho confiança na Justiça e a certeza de que minha inocência ficará provada ao final do processo”, escreveu Wilson.
Com a aceitação da denúncia, está iniciada oficialmente a fase processual do caso.
Os denunciados passam para a condição de réus e suas defesas podem confrontar de forma mais detalhada as acusações feitas na denúncia.
Sem afastamento
Havia uma expectativa da oposição de que com a aceitação da denúncia o relator pediria o afastamento de Wilson, o que não aconteceu.
No seu voto, Francisco Falcão nem mencionou essa possibilidade.
+Comentadas 1