MANAUS – A 2ª pesquisa de intenção de voto para governador do Amazonas realizada por uma empresa paulista chamada Real Time Big Data, divulgada pelo “Fala Brasil” (TV Record) neste sábado (22), mostra o governador Amazonino Mendes (PDT) liderando a corrida, com o presidente da Assembleia Legislativa (ALE-AM), David Almeida (PSB), e o jornalista Wilson Lima (PSC) empatados tecnicamente na segunda colocação.
Amazonino aparece em primeiro lugar com 31% das intenções de voto, seguido por David com 20%. Em terceiro lugar aparece Wilson Lima com 17%, e em quarto o senador Omar Aziz (PSD) com 13%. Lúcia Antony (PCdoB) e Berg da UGT marcaram 1%, cada. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
2º turno
Em um possível 2º turno entre Amazonino e David, segundo a pesquisa, o governador seria reeleito com 43% dos votos. Enquanto o presidente da ALE-AM somaria 36%.
Na outra simulação de 2º turno, entre Amazonino e Wilson Lima, a pesquisa também dá vitória para o candidato à reeleição. O governador somaria 45%, contra 33% do jornalista.
Em um terceiro cenário, a pesquisa aponta que Amazonino venceria Omar Aziz, com 49% contra 25%. Na primeira pesquisa, divulgada no dia 5 deste mês, a RealTime Big Data não testou nenhuma disputa de 2º turno com a presença do nome de Omar Aziz.
Em outra simulação de 2º turno, David tem 37% das intenções de voto e Wilson Lima 33%.
Por telefone
Pela primeira vez atuando em pesquisas no Amazonas, a Real Time Big Data realizou a pesquisa por telefone. Segundo informações do site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a empresa ligou para 1.200 eleitores no Amazonas, entre os dias 18 e 19 de setembro. O número de registro da pesquisa na Justiça Eleitoral é o AM-07906/2018.
Os resultados da pesquisa não são divulgados pela empresa em seu site. O ESTADO POLÍTICO enviou pedido dos resultados para o email da Real Time Big Data, que é a única forma de contato disponibilizado no realtimebigdata.com.br.
Quem é
Segundo o registro no TSE, a pesquisa custou R$ 15 mil, e foi bancada pela própria empresa. O estatístico responsável pelo trabalho foi identificado como Augusto da Silva Rocha.
Pesquisa feita pelo CNPJ da empresa mostra que sua atividade principal é “tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet”. Pesquisas de mercado e de opinião pública é uma das atividades econômicas secundárias da Real Time Big Data.
Segundo o site www.cnpjconsultas.com, a empresa fica localizada na avenida Santo Amaro, 3432, Sala 41 Brooklin Paulista, Sao Paulo.
Trabalho questionado
A lisura da pesquisa da empresa RealTime Big Data já foi questionada na Justiça Eleitoral pelas coligações de Omar Aziz e David Almeida.
No dia 4 de setembro, véspera da divulgação da 1ª pesquisa, o juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Ricardo Sales, deferiu o pedido feito na representação pelos advogados de David Almeida e determinou a suspensão da divulgação da pesquisa.
Os advogados de David alegam na representação que o requerimento de registro da pesquisa “está eivado de irregularidades”, como: ausência de indicação da fonte pública de dados utilizados; incorreta estratificação quanto ao nível econômico dos respondentes e inserção de informação diversa do nome de urna nas opções de resposta.
Apesar da decisão, a empresa divulgou o resultado da pesquisa em rede nacional.
A pesquisa divulgada neste sábado foi questionada pelo jurídico de Omar Aziz, mas até a noite de sexta-feira (21) o juiz Ricardo Sales ainda não tinha decidido sobre o pedido do candidato para a suspender a publicação.