MANAUS – A titular da Seduc (Secretaria de Estado de Educação e Desporto), Kuka Chaves, ao comemorar o retorno das aulas 100% presenciais nos 61 municípios do Amazonas realizado nesta quarta-feira, 8, afirmou que “todas as escolas receberam, devidamente, todo aparato de materiais para que a gente pudesse manter a segurança, com protocolos de saúde e infraestrutura preparada para receber nossos alunos”.
O retorno das aulas 100% presenciais nos 61 municípios do Estado acontece um ano e seis meses após a suspensão das atividades integrais em toda a rede estadual, por conta da pandemia da Covid-19. Ao todo, 370 unidades de ensino e 217 mil estudantes voltam a ter aulas de segunda a sexta-feira, com a extinção dos grupos A e B.
Kuka participou da cerimônia que marcou o retorno 100% presencial, na Escola Estadual Coronel Fiúza, em Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus).
“É um momento que nos preparamos, e todas as escolas receberam, devidamente, todo aparato de materiais para que a gente pudesse manter a segurança, com protocolos de saúde e infraestrutura preparada para receber nossos alunos. Nós sabemos que o ensino a distância ajudou muito para que nós não paralisássemos o ano letivo, porém está na hora de voltar, nada substitui um professor em sala de aula. É hora de recuperar todas as lacunas de aprendizagem que foram deixadas”, afirmou.
A secretária de Educação reforçou os cuidados com os protocolos e as medidas de segurança, como o uso obrigatório de máscara e a higienização correta das mãos com água e sabão ou com álcool em gel.
“Mais importante ainda é garantir a cobertura vacinal. No Amazonas, o governador Wilson Lima fez um grande trabalho para que pudéssemos garantir cobertura vacinal a todos os profissionais da Educação e alunos. Quem ainda não se vacinou, não deixe de se vacinar. Procure o posto de vacinação mais próximo e diga para os seus amigos: ‘A vacina não dói, o que dói é perder quem você ama’”, lembrou Kuka Chaves.
FOTOS: Lincoln Ferreira/Seduc-AM