MANAUS – A Prefeitura de Manaus suspendeu a entrega da operação do Terminal de Integração 6 (T6), no bairro Lago Azul, Zona Norte de Manaus. A decisão, anunciada nesta terça-feira (31), atende a uma recomendação da área técnica do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
O IMMU que apontou ineficiência da operação das linhas no local causada pela localização do terminal, distante das vias de grande fluxo de veículos, assim como pela necessidade de mudanças no itinerário das linhas de bairros adjacentes, o que causaria transtornos aos usuários do transporte coletivo.
Diante da suspensão, a prefeitura adotará medidas para dar uma funcionalidade à estrutura do Terminal 6. Já há tratativas iniciais junto ao Governo do Estado para que o local abrigue um novo terminal rodoviário. No entanto, a destinação final do T6 ainda será definida.
“O custo de manutenção daquele terminal é altíssimo e ele só vai atender, basicamente, usuários do Viver Melhor. Aquele terminal é o maior e mais bonito da cidade de Manaus. Palmas! Mas o terminal foi construído num local errado. Esse terminal era para ter sido construído aqui na (avenida) Torquato Tapajós, ali próximo à barreira, onde você pega todo o fluxo de passageiros”, disse o prefeito David Almeida (Avante), durante entrevista coletiva à imprensa.
“Inclusive, eu pedi ao meu diretor para que a gente possa fazer tratativas para construir um terminal lá”, completou, acrescentando que também autorizou o início de uma obra de um viaduto nas proximidades da Arena Amazônia, criando, assim, um corredor sem semáforos deste ponto da avenida Constantino Nery até o futuro terminal.
A construção do T6 foi iniciada na gestão de Arthur Neto (2013-2020).