MANAUS – O Governo do Amazonas inaugurou nesta quinta-feira (26) a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Waldir Santos Brito, localizada às margens do rio Negro, no bairro do Educandos, zona sul de Manaus.
Segundo o governo, a ETE é a maior da região Norte do país, com capacidade para tratar até 300 litros por segundo e que vai beneficiar 192 mil pessoas em Manaus.
A obra exigiu investimentos da ordem de R$ 48,4 milhões, com recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida do Governo do Amazonas.
O Governo do Amazonas destacou que essa é a primeira ETE construída pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e do Interior (Prosamin+) na capital, em 14 anos em que o programa, inicialmente chamado Prosamim, é executado.
O Prosamin é um programa criado no governo de Eduardo Braga (2003-2010). Crítico da gestão de Wilson Lima (PSC), o senador articula candidatura ao governo.
A ETE recebeu o nome do engenheiro Waldir Santos Brito, que dedicou 40 anos ao planejamento, supervisão e construção de sistemas de abastecimento de água potável em mais de 42 municípios do Amazonas.
Inaugurada, a ETE será administrada pela Prefeitura de Manaus. Isso porque em outubro de 2020 o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus assinaram um acordo para o repasse das obras do sistema de esgotamento sanitário da bacia do São Raimundo.
As obras incluem seis Estações Elevatórias de Esgoto, 31 quilômetros de rede de coleta de esgoto e a ETE Engenheiro Waldir Santos Brito, inaugurada hoje. O Município é o responsável pela administração do complexo.