MANAUS – A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já planeja a realização da aplicação de uma terceira dose de vacina contra a Covid-19. A sinalização foi feita pela titular da pasta na manhã desta terça-feira (24) pela titular da pasta, Shádia Fraxe, em entrevista coletiva à imprensa marcada para tratar sobre o novo concurso da secretaria.
Questionada sobre o tema, a secretária disse que a terceira dose, ou dose de reforço, já é uma realidade mundo afora em países como Israel e até da América Latina. Ela também observou que no Brasil o Rio de Janeiro já anunciou que pretende realizar a aplicação da dose de reforço. “Estamos próximos disso”, declarou.
Ela disse que em breve “teremos novidades para anunciar” sobre o assunto. Mas para tratar dele, primeiramente, é preciso avançar com os índices de aplicação da segunda dose. Em função disso, a secretária destacou o mutirão que será realizado no próximo fim de semana para completar o ciclo vacinal da população acima dos 40 anos.
“Serão 36 horas ininterruptas focando na segunda dose”, ressaltou.
Conforme o Vacinômetro da Prefeitura de Manaus, até está terça, 1.848.691 doses de vacinas foram aplicadas, sendo 1.398.709 de primeira dose, 424.950 de segunda dose e 25.031 de doses únicas.
Assim sendo, apenas 32% dos imunizados estão com o ciclo vacinal completo. Ou seja, tomaram as duas doses da vacina ou a dose única, restando vacinar 68% com a segunda dose (parte deste público aguarda a data para receber a nova dose e outra parte já está em atraso).
“Precisamos cumprir esse número (de ciclo vacinal completo) para que a terceira dose, ou dose de reforço, se torne uma realidade”, disse Shádia Fraxe.