MANAUS – O líder de David Almeida (Avante) na CMM (Câmara Municipal de Manaus), vereador Marcelo Serafim (PSB), disse nesta segunda-feira (23), na tribuna, que é “forçar a barra” querer responsabilizar o prefeito por servidores comissionados que mentiram sobre renda para receber apartamentos populares do governo federal.
“O prefeito David está, como comandante dessa cidade, com ética, com retidão, e que fará tudo que precisa ser feito para que coisas erradas sejam combatidas em sua administração. Agora, querer responsabilizar o prefeito por uma auto declaração de um cargo comissionado que não é verdadeira, é querer forçar a barra, é querer colocar na pessoa do prefeito David algo que ele efetivamente não tinha nada a ver. O prefeito não tem como e a gente sabe”, disse o vereador.
Na última quinta-feira (18), a revista Cenarium publicou em seu site a reportagem “Parentes do prefeito de Manaus são ‘contemplados’ em sorteio de casas da Caixa Econômica”. Segundo a apuração, duas tias e uma prima da filha do prefeito David Almeida, Fernanda Aryel, ganharam o sorteio dos apartamentos do residencial, obra com financiamento do governo federal, por meio da Caixa Econômica, e de responsabilidade da prefeitura. Além da coincidência, a reportagem mostra que as três sorteadas trabalhavam em cargos comissionados na prefeitura, com salário acima da faixa admitida para serem contempladas.
Em nota à revista, a Caixa esclareceu que o cadastro, indicação e seleção dos beneficiários é atribuição do Ente Público, neste caso a prefeitura, que deve observar os critérios estabelecidos pelo Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), hoje Programa Casa Verde Amarela.
Por envolver a Caixa Econômica, o MPF Instaurou um inquérito sobre o caso, que foi noticiado pelo Jornal Nacional na sexta-feira (20). Na sequência, a prefeitura exonerou as servidoras envolvidas.
O empreendimento residencial Manauara faz parte do programa federal “Casa Verde e Amarela” (antigo Minha Casa Minha Vida). Os imóveis em questão são voltados para famílias em vulnerabilidade social, com renda bruta de até R$ 2 mil.
No dia 18, a Prefeitura de Manaus entregou o Módulo B do residencial, que corresponde a 500 apartamentos. Participaram da entrega o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), David Almeida, e o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC).
MPF investiga sorteio de apartamentos para servidores da Prefeitura de Manaus
Exonerações
Marcelo repetiu a informação divulgada pela Prefeitura de Manaus na sexta-feira (20), de que os servidores comissionados que receberam apartamentos foram exonerados.
“Há por parte do prefeito David Almeida a determinação, não é pedido, não é outra coisa não, é a determinação para que sejam apuradas todas e quaisquer possíveis irregularidades nesse processo e que as medidas sejam devidamente tomadas. As pessoas que foram contempladas e que estão fora do perfil socioeconômico elas já foram exoneradas, que eram cargos comissionados”.
O líder disse que quem usa o episódio para atacar o prefeito é porque está preocupado com o crescimento político de David.
“O prefeito David é muitas vezes atacado por pessoas que veem seu crescimento político e ele é consciente disso. Então, nós, que estamos aqui e temos afinidade com o prefeito David, e que confiamos no trabalho dele, sabemos que quando ele diz, que quando ele determina que apurações sejam feitas, efetivamente resultados serão trazidos à tona ao longo dessa apuração. David tem compromisso com a verdade, com a retidão, com a ética na coisa pública, ele continua e continuará”, disse Marcelo.