MANAUS – De saída do Podemos, o ex-governador Amazonino Mendes está próximo de fechar filiação com o DEM.
Conforme aliados de Amazonino, o político deve confirmar a filiação na próxima semana.
Cotado para novamente disputar o governo, em 2022, Amazonino vem conversando o ingresso no DEM com o presidente regional do partido no Amazonas, Pauderney Avelino. Ao site, o ex-deputado federal já confirmou as tratativas.
Parderney é secretário municipal de Educação de Manaus. Nas eleições de 2020, integrou a base de sustentação da candidatura de David Almeida (Avante), que foi eleito prefeito. David venceu Amazonino no segundo turno.
A ida de Amazonino ao DEM, segundo apoiadores do ex-governador, deve atrair o nome de outros políticos, como deputados estaduais.
No dia 9 de julho, membros do Podemos no Amazonas anunciaram que vão deixar o partido após uma articulação via direção nacional que entregaria o comando da legenda ao grupo político do governador Wilson Lima (PSC).
Confirmaram a saída, os deputados Wilker Barreto, ex-presidente estadual do partido, Dermilson Chagas, e os vereadores Professora Jaqueline e Amom Mandel. Na ocasião, Wilker disse que vai seguir Amazonino para qual partido ele for. Os demais disseram ainda não terem um novo abrigo partidário definido.
Na prática, Wilker e Dermilson, seguem no Podemos. Mas filiados da legenda sustentam que o deputado estadual Abdala Fraxe, aliado de Wilson, assumiu o comando do partido.
+Comentadas 1