MANAUS – Em agenda nesta sexta-feira (13) em Manaus com prefeitos do Amazonas, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, pediu aos gestores municipais que retornem com as aulas 100% presenciais.
“Eu peço aos senhores professores que retornem às aulas, que as crianças estão sofrendo até emocionalmente, mas sobretudo em termos de aprendizado há um sofrimento muito grande para os nossos filhos”, disse o ministro.
No dia 20 de julho, em rede nacional, o ministro fez um pronunciamento em que defendeu o retorno das aulas presenciais.
No discurso na TV, Ribeiro mencionou estudos da Unesco, do Unicef e da OCDE segundo os quais o fechamento das escolas tem efeitos devastadores na aprendizagem – e no aumento da evasão dos alunos.
Duas semanas depois do pedido do ministro, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), autorizou o retorno das aulas presenciais no Estado.
Na capital, o retorno está autorizado para o dia 23 de agosto e no interior, dia 8 de setembro.
Segundo o Governo do Amazonas, esse retorno será possível com a antecipação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 para os trabalhadores da educação.
O ministro da Educação e técnicos do MEC (Ministério da Educação) e do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) estiverem em Manaus, nesta sexta-feira (13), reunidos com prefeito do Amazonas, para tirar dúvidas dos municípios sobre o funcionamento e acesso de recurso dos programas financiados pelo FNDE.
Wilson lima participou do evento.