Em sessão plenária nesta quinta-feira (5), o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não cumpre a própria palavra e anunciou o cancelamento da reunião entre os chefes dos três Poderes que havia convocado.
Em discurso lido, Fux disse que o chefe do Executivo tem feito reiterados ataques a integrantes do STF, como por exemplo, aos ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.
Para o presidente do STF, as ofensas não atingem apenas os dois, mas todo o tribunal.
Fux afirmou que alertou Bolsonaro em julho “sobre os limites do exercício do direito da liberdade de expressão” e criticou a insistência do presidente em atacar membros da corte.
“Como afirmei em pronunciamento por ocasião da abertura das atividades jurisdicionais deste semestre, diálogo eficiente pressupõe compromisso permanente com as próprias palavras, o que, infelizmente, não temos visto no cenário atual.”
Ao comunicar o cancelamento da reunião entre os Poderes, Fux disse que o pressuposto para o diálogo é o respeito mútuo entre as instituições e seus integrantes.
O chefe do STF ainda criticou o fato de Bolsonaro manter “a divulgação de interpretações equivocadas de decisões” do Supremo” e de insistir “em colocar sob suspeição a higidez do processo eleitoral brasileiro”.