MANAUS – Durante a entrega da reforma da creche municipal Profª. Eliana de Freitas Moraes, na zona Norte de Manaus, o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, criticou a gestão anterior, de Arthur Neto (PSDB), por ter gastado R$ 12 milhões e ter deixado 6 obras de creches abandonas.
“Deixaram sei creches em Manaus abandonadas. Gastaram R$ 12 milhões de reais num sistema construtivo que não resta mais quase nada. Sistema construtivo equivocado, e não há condições de retomar aquelas creches naquele sistema construtivo”, afirmou Pauderney.
O sistema construtivo criticado pelo secretário é o que usa como material gesso acartonado para paredes. Pauderney defende que a construção utilize material convencional, como cimento e tijolo.
Segundo o secretário, em tratativas com o Ministério da Educação, ele obteve autorização para adotar uma nova forma de construção, e que a perspectiva é que até o fim de 2021 as 6 creches sejam inauguradas.
“Fui lá e disse para eles (Ministério da Educação), e retomo as obras no sistema construtivo convencional. A Prefeitura de Manaus vai aportar recursos, desde que o MEC concorde. No dia seguinte, foi feita uma reunião e o trabalho já está muito avançado para que, se Deus quiser, retomando essas obras pelo sistema convencional, nós inauguraremos seis creches ainda este ano”, disse Pauderney.
No último mês de Mandato, em dezembro de 2020, o Arthur inaugurou na comunidade Alfredo Nascimento, bairro Cidade de Deus, zona Norte, a creche municipal Tude Moutinho da Costa.
À época, a prefeitura informou que se tratava da 23ª creche da cidade, e que dessas 18 foram construída na gestão de Arthur (2013 – 2020). “Que se façam mais creches, porque é a primeira e primordial educação escolar oferecida para uma criança”, disse Arthur na ocasião.
Primeira creche
A creche municipal Profª. Eliana de Freitas Moraes, localizada na rua 16 de agosto, s/n°, Riacho Doce III, Cidade Nova, zona Norte, atende mais de 220 crianças, com idade de 1 a 3 anos.
A unidade foi a primeira creche de Manaus, construída na gestão do então prefeito Serafim Corrêa (PSB).
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a reforma geral da creche iniciou em maio deste ano, na gestão de David Almeida (Avante).
“O prédio recebeu readequação das salas administrativas, melhoria no refeitório, depósitos e banheiros. Além de reparação da estrutura elétrica, nova pintura e piso, reestruturação do telhado a fim de garantir um ambiente mais confortável aos alunos e à comunidade escolar. A reforma faz parte do pacote de obras, que contemplará aproximadamente 30 unidades de ensino da Semed até o final deste ano”, informou a prefeitura.
Foto: Ruan Souza/Semcom