MANAUS – O Ministério Público do Amazonas (MP-AM), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Coari, expediu recomendação à prefeita Ducirene da Cruz e ao secretário municipal de Saúde, Rafael Ferreira, com o intuito de evitar a realização de eventos em comemoração ao 89º aniversário da cidade, previstos para o período de 28 de julho a 2 de agosto. A medida tem por objetivo evitar aglomerações e risco à segurança sanitária da população.
“No município, houve um razoável aumento nos índices de contágio de covid-19 e de internações e, mesmo diante do início da vacinação no território nacional, os especialistas recomendam a manutenção do distanciamento social, higiene respiratória e demais medidas de prevenção não farmacológicas divulgadas”, aponta a promotoria de Justiça.
Dentre os eventos previstos na programação da festa, o Ministério Público recomenda a suspensão do Show Cultural e do Parabéns/Bolo Niver Coari, previstos para o dia 1º de agosto, e o evento Agita Coari, previsto para o dia 2, às 17h.
O documento sugere ao Comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Amazonas e ao titular da Delegacia Interativa de Polícia de Coari que adotem as providências legais cabíveis quanto àqueles que insistam em descumprir as normas sanitárias sobre a vacinação e distanciamento social, apurando o crime de descumprimento de medida sanitária preventiva destinada a impedir a introdução ou propagação de doença contagiosa (art. 268 do Código Penal).
+Comentadas 1