MANAUS – O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), abriu investigação para apurar a denúncia feita pela jornalista Nauzila Campos de prática de “rachadinha” na da TV Pública do Amazonas Encontro das Águas, onde a profissional é servidora concursada desde 2010.
Em nota divulgada nesta quarta-feira (28), o MP-AM informou que após a fala pública da jornalista nas suas redes sociais nesta terça-feira (27) o Gaeco “recebeu a notícia do fato e está na fase de análise/diligências preliminares de conhecimento da questão”.
Antes de expor a denúncia publicamente, Nauzila protocolou o caso no MP-AM sob o número 01.2021.00002369-3. Sobre esse processo, o MP-AM informou que “há procedimento decorrente e corre sob sigilo”, indicando se tratar da investigação encabeçada pelo Gaeco.
Entenda
Na denúncia que fez em vídeo divulgado nas redes sociais, a jornalista e advogada Nauzila Campos disse que o diretor da TV Encontro das Águas, Oswaldo Lopes, pede que funcionários comissionados repassem a ele valores referentes a diárias.
Segundo a jornalista, o pagamento das diárias seria programado em nome dos servidores de forma fraudulenta, e em seguida, mediante constrangimento, o diretor e outro funcionário, exigem que os comissionados repassem o valor recebido a eles.
Nauzila afirma no vídeo que foi vítima da investida quando assumiu uma função de chefia na TV, e que o mesmo aconteceu com outros servidores.
“Eles fazem rachadinha na emissora pública. Desde o ano passado, os dois programam diárias para servidores comissionados, que não podem dizer não por medo de demissão, para logo em seguida pedir o valor deles em dinheiro físico, em cash, para não deixar vestígio de transferência bancária. Minha denúncia não é brincadeira, ela foi formalizada no Ministério Público do Estado do Amazonas”, diz a jornalista em um trecho do vídeo.
O outro lado
O ESTADO POLÍTICO tentou contado com Oswaldo, mas ele não atendeu as chamadas para os telefones 84xx-xx76 e 84xx-xx44 e nem respondeu às mensagens de texto.
Em nota divulgada na noite desta terça, o Governo do Amazonas informou que “as denúncias feitas contra a direção da TV Encontro das Águas serão apuradas para, se comprovadas, adoção de medidas pertinentes”.
Abaixo, a nota do MP-AM na íntegra:
MANAUS – NOTA A IMPRENSA
Nesse momento, informamos – apenas – que a respeito da denúncia protocolada pela jornalista e servidora pública Nauzila Campos, de número 01.2021.00002369-3, há procedimento decorrente e corre sob sigilo. Em decorrência de sua própria fala pública, o procedimento está em trâmite no GAECO, que recebeu a notícia do fato e está na fase de análise/diligências preliminares de conhecimento da questão.