MANAUS – Com déficit habitacional estimado em mais de 100 mil moradias, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) renovou nesta quinta-feira, 22, a promessa de construir, com recursos do Governo Federal, 5 mil casas populares durante sua gestão à frente do Executivo Municipal.
David acompanhou nesta quinta a vistoria aos apartamentos dos futuros moradores do conjunto Cidadão Manauara 2, etapa B, no bairro Santa Etelvina, zona Norte.
“O último grupo de futuros moradores está aqui fazendo a vistoria, e nós pudemos acompanhar. Nos próximos dias, vamos fazer a entrega do residencial. Os contratos já estão sendo assinados pela Caixa, acredito que em uma semana todos já estarão assinados, e nós vamos marcar em breve a inauguração. É uma realidade da gestão anterior, que contratou, com investimento do governo Federal, através da Caixa Econômica, e a prefeitura está trabalhando para trazer mais imóveis para a população. Nossa meta é construir 5 mil moradias nos quatro anos de mandato”, disse David.
De acordo com os dados revisados pela Fundação João Pinheiro, ano base de 2019, o déficit habitacional em todo o Amazonas é de 168 mil residências, 100,2 mil somente na região metropolitana de Manaus. Conforme a Fundação, deste total, 26.806 casas são classificadas como “domicílios rústicos” e 37.929 como “domicílios improvisados”.
No Brasil, os dados calculados pela Fundação João Pinheiro do déficit habitacional e da inadequação de moradias são adotados pelo Governo Federal desde 1995.
O residencial tem 25 blocos, cada um com cinco andares, e quatro apartamentos por andar, totalizando 500 unidades da etapa B. Os futuros moradores possuem cadastro junto ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e foram contemplados, após sorteio, pela Caixa.
A vistoria, que está sendo realizada de maneira escalonada, com cerca de 100 moradores por dia, por questões logísticas e de distanciamento social devido à pandemia da Covid-19, envolve a visita aos apartamentos sorteados por blocos e áreas comuns, como a área de lazer, os três playgrounds, quadra poliesportiva, quadra de areia e um centro social.