MANAUS – O vice-governador Carlos Almeida Filho (PSDB) confirmou nesta quinta-feira (22) ao ESTADO POLÍTICO que protocolou o pedido para exonerar Louismar Bonates da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AM). Almeida Filho disse que a medida é legítima e que foi tomada por ele como governador em exercício, diante da ausência de Wilson Lima (PSC), que está em agenda externa em Brasília.
“Como determina a Constituição, a ausência do governador implica em imediato exercício do cargo pelo vice-governador, portanto, enquanto governador em exercício, meus atos são válidos. Acusações de fraude demonstram total desconhecimento da legislação por parte da equipe de Wilson Lima”, afirmou ele, em nota pública encaminhada ao site.
O vice-governador, assinando como governador em exercício, ressaltou que “todas as medidas criminais e administrativas serão tomadas em relação aos servidores que se opuserem ao cumprimento da ordem de exoneração”. “Posteriormente, caso Wilson Lima discorde de minha decisão, mesmo diante de todas as denúncias envolvendo o nome do secretário, o governador poderá reconduzi-lo ao cargo assim que retornar de viagem”, afirmou.
Sobre as motivações para a exoner Bonates, Carlos Almeida Filho afirmou que foi “um ato de extrema necessidade diante do escândalo que a permanência do secretário representava à frente da pasta”.
“Além do colapso na Saúde, que infelizmente resultou na morte de muitos amazonenses, o estado vem sendo vítima de uma infinidade de desvios éticos que, segundo investigações, atingem também a Segurança Pública. Portanto, não tendo o governador exercido tal obrigação, coube a mim pedir a exoneração do secretário em nome da moralidade”, afirmou.
Carlos está rompido com Wilson desde maio do ano passado, quando pediu exoneração da chefia da Casa Civil e sugeriu perda de poder.
Saiba mais
Wilson Lima e Louismar Bonates estão em Brasília, onde participam nesta manhã de solenidade de lançamento do Plano de Atuação Integrada de Combate à Incêndios Florestais, do Governo Federal.
+Comentadas 3