MANAUS – A aplicação de primeira dose de vacinas contra a Covid-19 em Manaus foi suspensa por falta de imunizantes. Entre sexta-feira (16) e sábado (17), 54.644 doses foram aplicadas.
“Com isso, o estoque de primeiras doses recebidas na última remessa esgotou e na segunda-feira, 19, só serão atendidas as pessoas que precisam tomar a segunda dose”, informou a prefeitura em nota.
Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) precisou suspender a aplicação da primeira dose também por ter ficado sem as vacinas. “Nos últimos dias tivemos uma intensa procura pelas vacinas, o que é muito bom e é o nosso objetivo”, declarou a secretária da Semsa, Shádia Fraxe.
A retomada da aplicação da primeira dose está condicionada à chegada de novas remessas de doses, o que, segundo a prefeitura, deve ocorrer nos próximos dias.
“A gente precisa do envio de mais doses do governo federal. A gente tem mantido uma regularidade no recebimento dessas doses, mas tem avançado também muito a procura por essas doses. No interior a gente tem uma situação mais tranquila, a gente tem uma reserva técnica, e por isso a gente tem feito os mutirões”, declarou o governador Wilson Lima (PSC) nesta segunda-feira (19), em entrevista à rádio Tiradentes.
“Na capital a gente tem essa dificuldade em razão da dificuldade que o mundo inteiro tem em comprar doses”, completou Lima.