MANAUS – O prefeito David Almeida (Avante) assinou, nesta quinta-feira (15) termo de compromisso junto ao Ministério da Saúde (MS), que garante o reforço de 600 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e 30 equipes de saúde da família para a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
A assinatura ocorreu durante solenidade realizada na Câmara Municipal de Manaus (CMM), que concedeu a Medalha de Ouro Cidade de Manaus ao secretário da Atenção Primária à Saúde do MS, Raphael Parente, fundamental no combate à segunda onda de casos de Covid-19 que atingiu o município no início de 2021.
Participaram do evento, o vice-prefeito e secretário Municipal de Infraestrutura (Seminf), Marcos Rotta, e a titular da Semsa, Shádia Fraxe.
O termo também contempla o credenciamento de duas unidades de saúde da família, garantindo o funcionamento em horário estendido até as 21h; uma equipe de avaliação e acompanhamento das medidas terapêutica de transtorno mental e conflito com a lei e; autorização para que 87 equipes de saúde da família possam receber custeio por meio do Programa de Apoio à Informatização e Qualificação dos Dados da Atenção Primária à Saúde (Informatiza APS).
O prefeito também relembrou o compromisso firmado com a população de Manaus, de qualificar o atendimento básico oferecido na capital, tornando referência para outras cidades da América do Sul.
“Vamos perseguir essa meta, vamos perseguir esse ideal. Certamente Manaus já tem uma saúde básica melhor daquilo que nós recebemos e vamos, a cada dia, poder ampliar a prestação de serviço, a qualidade do serviço e do atendimento para que a população possa ser mais bem assistida. Vocês viram a quantidade de equipes de saúde que a gente vai ganhar, todos os pedidos da Semsa foram atendidos pelo Ministério da Saúde com a Secretaria Nacional da Atenção Primária. Quem ganha com isso é a população da nossa cidade”, afirmou o prefeito.