MANAUS – O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou o afastamento do prefeito de Tabatinga, Saul Bemerguy (MDB), por 90 dias. O prefeito é alvo de uma operação da Polícia Federal, deflagrada nesta terça-feira (13), que investiga possíveis práticas de crimes, como pertencimento a organização criminosa, fraude a licitação, desvio de recursos públicos, peculato, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro na Prefeitura de Tabatinga.
Além do prefeito, a Justiça também determinou o afastamento de outras 11 pessoas de cargos públicos, por 90 dias, bem como impedimento de frequentar repartições públicas.
Segundo as investigações da operação Magüta, o prefeito, secretários municipais e funcionários do alto escalão realizaram licitações fraudulentas com um grupo de empresários locais, com o objetivo de simular a lisura na formalização do procedimento licitatório para construção de escolas e creches municipais.
Verbas do federais do Fundeb eram usadas no esquema, daí a entrada da PF nas investigações e a competência da Justiça Federal para decidir sobre o caso.