MANAUS – O Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, afirmou nesta sexta-feira, 9, em coletiva, que vai pedir ao Governo do Amazonas que retire o “Guardião” (supercomputador da secretaria de Segurança responsável por interceptações autorizadas pela Justiça) utilizado pelas forças de segurança do Estado do poder da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai).
Para o chefe do Ministério Público Estadual (MP-AM), o supercomputador deve ficar sob a guarda da Polícia Civil, que é o órgão que tem prerrogativa legal para fazer investigação.
“O Ministério Público do Estado do Amazonas, como os demais Ministérios Públicos do país, tem recomendado aos governos que o Guardião fique sobre responsabilidade da Polícia Civil. Essa recomendação, vou verificar se já foi emitida pela Proceap, e em seguida tratar disso em âmbito do Governo do Estado, para que essa situação, o quanto antes, seja corrigida pelo nosso governador do Estado, para que o Guardião fique onde deve permanecer, sobe a observação da Policia Civil. É essa recomendação que o Ministério Público tem feito no âmbito do país inteiro”, disse Alberto Rodrigues.
Operação do Ministério Público Estadual (MP-AM) e da Polícia Federal (PF) realizada nesta sexta-feira resultou na prisão do secretário Adjunto de Inteligência (Seai), Samir Freire. Segundo a investigação, o delegado e outros agentes públicos utilizavam a estrutura da secretaria, como o Guardião, para interceptar transportadores de ouro e se apossar do produto.
A operação sobre o esquema de extorsão foi batizada de Garimpo Urbano. Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e 10 mandados de busca e apreensão, em Manaus, no interior do Amazonas e no estado do Pará. Além de Samir, foram detidos outros servidores da Seai.
Segundo o MP-AM, a subtração de ouro ocorria mediante graves ameaças dirigidas aos transportadores do recurso natural. A investigação aponta que foi usado pessoal e expertise da Seai no monitoramento e abordagem das vítimas.
Todos os pedidos feitos pelo MP-AM à Justiça foram deferidos, entre eles o de afastamento de Samir do cargo.
Em nota, o Governo do Amazonas informou que os agentes públicos estaduais alvos da operação serão afastados dos cargos que ocupam e exonerados das funções.
“O Governo do Estado ressalta que condutas ilícitas de qualquer servidor público estadual não são toleradas e que vai colaborar com as investigações, prestando todas as informações necessárias aos órgãos de fiscalização e à Justiça”, conclui a nota.
60kg de ouro sumiram
Segundo o MP-AM, a investigação identificou até o momento três vítimas de extorsão, o que somaria cerca de 60kg de ouro. De acordo com os investigadores, o metal precioso não foi localizado.
De acordo com o MP-AM, os investigados afirmam que após a abordagem devolveram o ouro. As vítimas da extorsão negam.
O maior peso que vem de fora e está sobre nossas cabeças é o peso da lavagem Cerebral!
Existe um câncer que está em partido políticos. Uma vigarice patogênica, que nos pega por publicidade e propaganda bem elaborada. Estilo João Santana. Eis:
A propaganda e publicidade de marketing político ao estilo de João Santana? Sim! por muitos e muitos anos a fio. Cansativo e uma verdadeira “lavagem cerebral” política. Tornar o barango do PT, “elegante” (do PT®).
O Brasil vive consequência de nosso passado político bem atual (2 décadas).
Fome, falta de moraria, atraso, breguices, escolas ruins, falta de hospitais: concreto…
O resto são frasinhas® poderosas:
Fatos bem recentes na política brasileira. Veja:
A “Copa das Copas®” do PT® em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis! A Copa das Copas®, do PT© e de lula©.
Nada se fez em 13 anos para esse mal brasileiro horroroso. Apenas propagandas e propagandas e publicidade. Frasinhas.
Qual o poder constante da propaganda ininterrupta do PT®?
Apenas um frio slogan, o LUGAR DE FALA do Petismo® (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”/Ou: “Skol®: a Cerveja que desce Redondo”/Ainda: “Fiat® Touro: Brutalmente Lindo”). Apenas signos dessubstancializados. Sem corporeidade.
Aqui a superficialidade do PETISMO®:
Signos descorporificados. Sem substância. Não tem nada a ver com um projeto de Nação. Propaganda:
Nem tudo que é legal é honesto. O PT® nos induz ao engodo com facilidade:
A maior Raposa (mansinha, mansinha) é o lula, do PT.