MANAUS – Pesquisa de intenção de voto para governador do Amazonas realizada pela empresa RealTime Big Data e divulgada pelo “Fala Brasil” (TV Record) nesta quarta-feira (5) mostra que se a eleição fosse hoje os dois candidatos que passariam para o 2º turno das eleições seriam o governador Amazonino Mendes (PDT) e o presidente da Assembleia Legislativa (ALE-AM) David Almeida (PSB).
Na pesquisa espontânea, quando nenhum dos nomes dos candidatos é apresentado ao eleitor, Amazonino aparece em primeiro lugar com 20% as intenções de voto, seguido por David com 12%. Em terceiro lugar aparece o jornalista Wilson Lima (PSC) com 8%, e em quarto o senador Omar Aziz (PSD) com 7%.
Lúcia Antony, do PCdoB, apareceu com 1% no cenário espontâneo. Segundo a pesquisa, Berg da UGT (PSOL) e Sidney Cabral (PSTU) não pontuaram. Brancos e nulos foram 9%. E indecisos somaram 43%.
Estimulada
No cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado, Amazonino aparece na frente com 29%, David tem 20%, e o Wilson Lima é o terceiro com 17%. Omar tem 12% e Lúcia Antony 2%. Brancos e nulos 10%, e indecisos também 10%.
2º turno
Em um possível 2º turno entre Amazonino e David, segundo a pesquisa, o governador seria reeleito, com 45% dos votos. Enquanto o presidente da ALE-AM somaria 32%. Nesse cenário, brancos e nulos somam 16%, e indecisos 7%.
Na outra simulação de 2º turno, entre Amazonino e Wilson Lima, a pesquisa também dá vitória para o candidato à reeleição. O governador somaria 51%, contra 27% do jornalista. Nulos e brancos seriam 17%, e 5% indecisos.
Em um terceiro cenário, a pesquisa aponta que David venceria Wilson Lima, com 37% contra 29%. Nulos e brancos seriam de 22%, e indecisos 12%.
A empresa RealTime Big Data não testou nenhuma disputa de 2º turno com a presença do nome de Omar Aziz.
Rejeição
O RealTime Big Data também avaliou a rejeição dos candidatos: 35% não votariam em Amazonino; 31% não escolheriam Omar; Wilson Lima tem rejeição de 25% dos entrevistados; e David não seria a escolha de 22%.
Lúcia Antony tem rejeição de 21%, Berg da UGT 20% e Sidney Cabral também 20%.
O RealTime Big Data informa que fez 1.200 entrevistas nos dias 3 e 4 de setembro, com margem de erro de três pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
“Eivada de irregularidades”
Antes da sua divulgação, nesta quarta (5), a lisura da pesquisa da empresa RealTime Big Data foi questionada na Justiça Eleitoral pela coligação “Renova Amazonas”, de David Almeida.
Na terça-feira (4), o juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Ricardo Sales, deferiu o pedido feito na representação pelos advogados da coligação e determinou a suspensão da divulgação da pesquisa.
Os advogados de David alegam na representação que o requerimento de registro da pesquisa “está eivado de irregularidades”, como: ausência de indicação da fonte pública de dados utilizados; incorreta estratificação quanto ao nível econômico dos respondentes e inserção de informação diversa do nome de urna nas opções de resposta.
Na decisão, o juiz manda citar a empresa e abre prazo para o RealTime Big Data apresentar resposta no prazo de dois dias.
Apesar da decisão, a empresa divulgou o resultado da pesquisa em rede nacional. Mesmo com os questionamentos feitos contra a consulta, o resultado do trabalho do RealTime Big Data também foi divulgado pela assessoria de imprensa de David.