MANAUS – Em tempos dos “sommeliers de vacina” – como tem sido chamadas as pessoas que querem escolher qual imunizante tomar -, saiba quando e quais as marcas das vacinas foram aplicadas no governador Wilson Lima (PSC) e no prefeito de Manaus David Almeida (Avante).
Wilson tinha 44 anos quando foi vacinado (fez 45 no dia 25 de junho). A vacinação para essa faixa etária foi liberada em Manaus, cidade onde ele reside, no dia 13 de junho. Na mesma data, o governador decidiu se vacinar. Naquele fim de semana, a prefeitura e o governo realizaram o 1º mutirão para acelerar o processo de imunização na capital.
De acordo com o “Imuniza Manaus”, site oficial da prefeitura que publica os dados de vacinação na cidade, Wilson foi imunizado com a vacina da AstraZeneca-FioCruz.
“Aos 44 anos, chegou minha vez. Esperei até que todos fossem vacinados nesse grande mutirão de esperança para receber minha 1ª dose. Estamos trabalhando para avançar na vacinação e ter nossa população imunizada o quanto antes. A vacina é a arma mais poderosa contra a Covid-19”, escreveu Wilson no Twitter, no dia em que foi vacinado.
Vacina do prefeito
David tem 52 anos. A vacinação para essa faixa etária foi liberada em Manaus no dia 11 de junho. No entanto, o prefeito só foi vacinado no dia 23 de junho. Nessa data, a capital do Amazonas já vacinava adultos com 34 anos ou mais.
De acordo com o “Imuniza Manaus”, David foi imunizado com a vacina da Pfizer-BioNTech.
Por meio da Secretaria de Comunicação (Semcom), David declarou que vacinou naquela data porque esperou a cidade atingir a marca de 1 milhão de vacinadas.
“Esperei mais de 1 milhão de doses serem aplicadas para poder me vacinar. Esse momento é tão importante que fiz questão de trazer minha filha. Tenho uma vida muito corrida durante a semana, ela também, e a gente agendou para hoje, após ela fazer uma prova, para você ver a importância desse ato”, declarou David, segundo a Semcom.
O vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta (DEM), também recebeu a dose da Pfizer-BioNTech. O político se vacinou no dia 22 de junho.
Rotta tem 54 anos. Na data em que foi vacinado Manaus já vacinava adultos na faixa etária de 34 anos.
O vice-governador, Carlos Almeida Filho (PSDB), foi vacinado com a AstraZeneca. O político tinha 41 anos quando recebeu a dose, na Arena da Amazônia, no dia 13 de junho.
Naquela data, Manaus havia estendido a campanha de vacinação contra Covid-19 para quem tinha idade entre 40 e 44 anos.
Prática atrasa imunização no país
Especialistas afirmam que todas as vacinas contra a Covid-19 utilizadas no Brasil são seguras. No entanto, à medida que a campanha avança para faixas etárias mais baixas, cresce a prática em Manaus e demais municípios brasileiros de fazer preferência por determinado fabricante do imunizante.
Além de não ter qualquer respaldo na ciência, a prática dos “sommeliers de vacina” é danosa para a sociedade, uma vez que atrasa o processo de imunização coletiva do país.
Em algumas cidades, as prefeituras adotaram a medida de não informar o nome do imunizante aplicado nos postos.
Outras cidades estão mandando para o final da fila quem deixa de se vacinar na data em que a vacinação foi liberada para sua faixa etária.
4 fabricantes
O Amazonas imuniza sua população com vacinas de quatro fabricantes: AstraZenca, Janssen, Pfizer e Sinovac.
Dados parciais do Programa Nacional de Imunização, da FVS-AM (PNI/FVS-AM), apontam que 2.070.648 doses foram aplicadas em todo o Estado até este domingo (4), sendo 1.519.543 de primeira dose e 551.105 de segunda dose.