MANAUS – Uma das ferramentas para alcançar eleitores nas redes sociais, o impulsionamento ou anúncio de publicações no Facebook já está sendo alvo de investimento de dois dos sete candidatos ao governo do Amazonas. Omar Aziz, do PSD, e Amazonino Mendes, candidato à reeleição pelo PDT, investiram até aqui, juntos, R$ 35 mil, impulsionando propaganda em plataformas digitais.
Os dados estão disponíveis no DivulgaCand (Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais) do Tribunal Superiuor Eleitoral. Amazonino desembolsou R$ 10.100,00 com a empresa Adyem Latim América, que presta serviços relacionados ao Facebook. Já Omar Aziz pagou R$ 25 mil a empresa Facebook Serviços do Brasil Ltda.
Apesar da nova ferramenta de propaganda, os gastos com publicidades por materiais impressos e adesivos ainda é superior. Omar e Amazonino contrataram para este serviço a mesma empresa – Grafisa – Gráfica e Editora Ltda.
O candidato do PSD gastou quase três vezes mais que Amazonino (R$ 42.550,00) com material impresso – R$ 124.080,00.
Recursos
A maior parte dos recursos recebidos pelos dois candidatos a governador, até o momento, veio do fundo eleitoral dos partidos. Dos R$ 3.507.007,55 recebidos por Omar Aziz, 99,8% veio do fundo partidário – R$ 3.499.903,55. O restante da receita do candidato se divide entre recursos estimáveis e doação de pessoas físicas.
Amazonino possui, até o momento, R$1.065.494,40, sendo 93,85% de fundo partidário – um milhão. O restante é referente a doação de pessoas físicas – R$65.494,40.