MANAUS – Questionado sobre a recente aliança com o governador Wilson Lima (PSC), recentemente no mutirão para acelerar a vacinação da população da capital contra a Covid-19, o prefeito David Almeida (Avante) afirmou não ter alinhamento político com o chefe Executivo estadual e que a “união” ocorreu por Manaus.
“A população não gosta de ver político brigando, não. Político foi eleito para resolver o problema do povo, não o seu problema pessoal. Eu não tenho alinhamento, nós não temos alinhamento, a nossa união é por Manaus”, disse David.
A declaração do prefeito foi dada durante coletiva à imprensa ao lado de Wilson Lima para apresentar o balanço do mutirão de vacinação contra Covid em Manaus, realizada na manhã desta segunda-feira, 14, na sede da Prefeitura.
A parceria entre David e Wilson para acelerar a vacinação das pessoas de 40 a 51 anos resultou na imunização de 141.460 pessoas neste final de semana. Antes, no dia 1º de junho, Wilson anunciou o repasse de R$ 80 milhões para os cofres da Prefeitura de Manaus. O valor será usado para ações de enfrentamento à cheia recorde do rio Negro e para recuperação da infraestrutura da cidade.
Até aqui, a relação entre David e Wilson está indo na contramão da que foi estabelecida entre seu antecessor, Arthur Neto, e o governador, que colecionavam trocas de farpas. Em janeiro, durante a apresentação do Plano Estratégico de Enfrentamento à Covid-19, Wilson disse que a gestão de Arthur virou às costas para o combate à pandemia.
No mesmo mês, ao ser confirmada a falta oxigênio nos hospitais do Estado para atender pacientes internados com Covid-19, Arthur publicou vídeo nas redes sociais comparando Wilson a Hitler. O político reagiu. Wilson escreveu em seu perfil no Twitter, que o tucano usou a estrutura da prefeitura para “encobrir o assassinato do engenheiro Flávio” e que agora usa a pandemia do novo coronavírus como “trampolim político”.
Na coletiva desta segunda, 14, David disse que irá divulgar o nome daqueles que estão ajudando Manaus (e também daqueles que não estão ajudando).
“Eu procurei o deputado Marcelo Ramos, o senador Eduardo Braga, o senador Omar Aziz, o presidente Bolsonaro, já liguei para alguns deputados, eu vou procurar a todos que querem ajudar Manaus e vou divulgar o nome de todos e vou divulgar o nome de todos que não ajudaram Manaus também. Quando o político briga quem sofre é o povo, essa é a realidade. O governador sofreu por quase 3 anos, está há quase 3 anos só administrando problemas”, observou David.