MANAUS – O Amazonas registrou neste sexta-feira (11) mais 716 novos casos de Covid-19 e 10 mortes pelo doença.
Com isso, o total de pessoas que perderam a vida para a Covid-19 no Estado chega a 13.129. Enquanto o número de infectados pelo novo coronavírus chegou a 392.574.
Os números da pandemia no Amazonas seguem alto, apesar da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado (FVS-AM) informar que as curvas seguem em estabilidade.
Mesmo assim, o risco de contaminação pelo vírus no Estado ainda é grave, o que faz com que o governo estadual mantenha medidas de restrição.
Uma delas é o toque de recolher das 0h às 6h. A prorrogação dessa medida por mais 15 dias foi anunciada na tarde desta sexta-feira.
“Os indicadores avaliados pelas autoridades sanitárias do estado mantiveram o Amazonas na fase laranja, o que corresponde a risco moderado para a transmissão do novo coronavírus”, informou o governo.
Internações
Segundo a FVS-AM, há 389 pacientes com Covid-19 internados em Manaus. Desses, 201 em leitos (22 na rede privada e 179 na rede pública), 186 em UTI (36 na rede privada e 150 na rede pública) e dois em sala vermelha.
Há ainda outros 54 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 37 estão em leitos clínicos (17 na rede privada e 20 na rede pública), 15 estão em UTI na rede pública) e dois em sala vermelha.
No interior do Estado há 96 pacientes internados com Covid-19. São 11 em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e 85 em leitos clínicos.
Cenário de alto risco
O Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, divulgado na quarta-feira (9/6), alerta que o cenário atual da pandemia é de alto risco, exigindo muita atenção e prudência.
A análise mostra que as pequenas oscilações no número de casos nas últimas semanas demonstram a permanência de elevado nível de transmissão do vírus.
Os pesquisadores chamam atenção sobre a necessidade de se combinar medidas para enfrentamento da pandemia nas próximas semanas, até que a maior parte da população esteja vacinada.