MANAUS – A Azul Linhas Aéreas anunciou, nesta quinta-feira (10), um plano de expansão no Amazonas. O anúncio da Azul acontece dois depois da GOL anunciar a compra da operadora regional MAP.
A Azul, em parceria com os governos, a planeja adicionar à sua malha aérea oito novos destinos no Amazonas ainda no segundo semestre deste ano. O governo federal assegurou investimentos na infraestrutura dos terminas aeroportuários, enquanto o governo estadual concedeu a redução de tributo para combustível, entre outras coisas.
As passagens para São Gabriel da Cachoeira já começaram a ser comercializadas, assim como a venda de passagens para Parintins, que já conta com operação da Azul Conecta, e passará a ter operações com os aviões da Embraer a partir do dia 2 de agosto.
As novas operações para Barcelos, Apuí, Eirunepé, Itacoatiara, Humaitá, Borba e Novo Aripuanã, terão seu início após a conclusão dos investimentos em infraestrutura aeroportuária (de responsabilidade do governo federal).
O anúncio em Manaus e Brasília, em encontro entre representantes da empresa, o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, o Ministro do Turismo, Gilson Machado, e parlamentares da bancada amazonense.
O governador Wilson Lima (PSC), durante live pelas redes sociais na noite desta quinta-feira, comemorou o acordo firmado entre os governos e a Azul.
Por meio da Resolução 006/2021, aprovada pelo Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), o Governo do Estado firmou acordo com a empresa, para o biênio 2021/2022, que prevê a manutenção de voos e a possibilidade de criação de novas rotas para o Amazonas.
“Esse é considerado o maior acordo para interligação aeroviária desses municípios aqui no Estado do Amazonas. Então, a gente está muito otimista. Esse acordo foi possível a partir dos incentivos que o Governo do Estado dá a essa empresa, para fazer com que essas viagens se tornem viáveis para empresa e também para o consumidor”, disse.
Dentre outros dispositivos, a Resolução delega ao Governo do Estado a renovação da concessão do benefício de redução da carga tributária, do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), sobre o combustível de aviação.
Alguns novos voos já têm data marcada. “Inclusive, para o município de Parintins, a Azul Linhas Aéreas, no segundo semestre, está ampliando o número de pousos e decolagens, e para outros municípios também. É o caso de São Gabriel da Cachoeira, que já começa a receber os primeiros voos no dia 3 de agosto”, anunciou.
De São Gabriel da Cachoeira, os voos com destino a Manaus serão cumpridos três vezes por semana, com as aeronaves brasileiras da Embraer, que comportam 118 clientes.
Como parte do acordo, a empresa Azul tem como uma de suas responsabilidades, manter suas atuais operações no Amazonas, com atuação nas cidades de Manaus, Tefé e Tabatinga; conectar Manaus em voos diretos aos municípios de Santarém (PA), Belém (PA), Recife (PE), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO) e Viracopos (SP).